Ciência

Será que você não está consumindo muito mais sal do que poderia?

18 • 12 • 2018 às 20:25
Atualizada em 19 • 12 • 2018 às 15:36
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Muitos alimentos que, em excesso, nos fazem mal, são também, na medida certa, fundamentais para nossa saúde. Tudo é uma questão de quantidade, e se o consumo de sal em excesso coloca nossa saúde em risco, o sódio, elemento principal encontrado no sal, é fundamental para nossa saúde em diversos aspectos. O equilíbrio é, portanto, a chave – mas consumimos historicamente muito mais sal do que de fato precisamos.

A recomendação geral é de que não consumamos mais do que 6g de sal por dia – a média do Reino Unido é, no entanto, de 8g, e nos EUA, de 8,5g.

Pães que trazem sal em suas receitas

Vale lembrar que tal recomendação se refere a todo sal consumido, e não somente o que usamos para temperar a comida – mas também o sal escondido em alimentos como pão, molhos, cereais, refrigerantes, massas e outras comidas. O consumo excessivo de sal pode provocar pressão alta, levando a derrames e problemas de coração. Dessa forma, diminuir o consumo reduz o risco de tais males.

Queijos, massas e molhos, que também trazem sal em suas receitas e composições

Cada individuo, porém, reage de forma diferente às quantidades e consequências, e por isso é fundamental consultar um médico para saber, caso a caso, a saúde dos hábitos. Há, porém, um consenso científico de que o alto consumo efetivamente faz mal ao corpo. Deixar de consumir sódio em absoluto (que pesquisas sugerem que também podem trazer malefícios) pode também ser um problema, mas controlar, portanto, a quantidade de sal diária é fundamental – a resposta, portanto, é sempre o caminho do meio.

Publicidade

© fotos: divulgação


Canais Especiais Hypeness