Inovação

Solução para os esquecidos: Empresa cria serviço de aluguel de guarda-chuva

10 • 12 • 2018 às 16:12
Atualizada em 03 • 07 • 2020 às 16:52
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Na sociedade de consumo em que vivemos, na qual um mero objeto pode possuir um valor financeiro e mesmo emocional inestimável, nenhum produto é mais rejeitado que o guarda-chuva. Apesar da proteção que nos oferecem, costumamos perde-los ao fim de cada temporal, para só lamentarmos a perda – ou mesmo perceber – quando a próxima chuva vier, e formos pegos no meio da rua, ensopados em surpresa. É nesse momento que entram em ação os serviços da Rentbrella, uma empresa que justamente aluguel de guarda-chuvas para esses dias molhados em que eles tanto fazem falta.

A máquina d Rentbrella no Shopping São Paulo

Desde fevereiro até o meio do ano foram mais de trinta pontos de aluguel abertos somente na Av. Paulista, em São Paulo, a serem feitos em máquinas especiais. Para alugar um, é preciso baixar o aplicativo da Rentbrella, cadastrar um cartão de crédito válido, captar um Qr Code, digitar um código presente na máquina e retirar o guarda-chuva. Quando o tempo melhorar, basta devolve-lo em qualquer máquina da empresa.

Acima, o QR Code na máquina; abaixo, a retirada do guarda-chuva 

O app da Rentbrella

As primeiras 24 horas de uso são grátis. Depois, é cobrado R$ 2 por dia, apenas nos 20 e 30 dias de utilização. Ao final do 30º dia sem devolução, é feita uma soma entre o valor do aluguel e uma multa de R$ 34. Atenção, sábados, domingos e feriados não contam como dias de uso e portanto não há cobrança. A empresa informa que oferece sempre 24 horas gratuitas para cada nova utilização.

A Rentbrella explica que está em processo de expansão, com novos pontos a serem inaugurados em regiões como a Vila Olímpia – o plano é chegar a 300 pontos até o fim do ano. E se o destino de todo guarda-chuva é desaparecer, naturalmente que a Rentbrella conta com tal hipótese: quem perder o objeto também terá que desembolsará 34 reais, e o guarda-chuva será seu – ou seguirá perdido, nesse lugar misterioso para onde vão os guarda-chuvas que desaparecem.

Nathan Janovich e Freddy Marcos, fundadores da Rentbrella

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© fotos: divulgação


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