Tecnologia

Super bateria Tesla economiza 40 milhões para Austrália em seu primeiro ano

por: Mari Dutra

Publicidade Anuncie

Uma bateria gigante instalada pela Tesla no sul da Austrália foi responsável por uma economia de 40 milhões de dólares australianos em apenas um ano. A quantia é equivalente a cerca de R$ 110 milhões.

O sistema foi implementado com o objetivo de combater as dispendiosas quedas de energia em todo o estado. Com 100 megawatt de potência, a Hornsdale Power Reserve custou 66 milhões de dólares para ser construída e sua montagem levou apenas 54 dias. Se a economia gerada pela bateria se mantiver assim, ela se pagará em menos de dois anos.

Vista aérea da Hornsdale Power Reserve

O segredo é que os custos de manutenção do projeto são minimizados. Segundo um estudo encomendado pela Neoen e conduzido pela empresa Aurecon, foi possível realizar a manutenção da rede elétrica gastando 75% menos do que nos anos anteriores.

Vista aérea da Hornsdale Power Reserve

Além de econômica, a bateria também é ecológica. Seu funcionamento não gera emissões de carbono, ao contrário do que acontecia no sistema anterior, cujo funcionamento era condicionado ao uso de combustíveis fósseis.

Vista aérea da Hornsdale Power Reserve

Cobrindo uma área de cerca de um hectare, a Hornslade Power Reserve é considerada a maior bateria de íon-lítio do mundo. O projeto completou seu primeiro ano de funcionamento em 1º de dezembro de 2018.

Leia também: Egito vai inaugurar em breve a maior fazenda de energia solar do mundo

Publicidade Anuncie

Fotos: Divulgação/Hornsdale Power Reserve


Mari Dutra
Depois de viver na Argentina, na Irlanda e na Romênia, percebeu que poderia carimbar o passaporte mais vezes caso trabalhasse remotamente. Escreve para o Hypeness desde 2014 e conta suas experiências como viajante consciente através do Quase Nômade.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
App brasileiro que lança hits nordestinos alcança marca de 1 milhão de acessos