Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Consultor religioso das celebridades e com uma legião de seguidores nos quatro cantos do mundo, João de Deus viu sua reputação desabar após relatos de abuso sexual. As denúncias foram feitas por mulheres durante o programa Conversa com Bial, da TV Globo.
Depois do 13 primeiros relatos, mais mulheres disseram ter sido abusadas por João de Deus. Uma delas revelou que tinha 15 anos quando foi assediada na Casa Dom Inácio, em Abadiânia, Goiás.
João, de acordo os depoimentos, abusava das mulheres durante atendimentos espirituais. O médium dizia que, segundo as entidades, elas deveriam procurá-lo em um ambiente íntimo. Uma vez sozinhas como ele, as vítimas eram violentadas.
João de Deus é acusado de aproveitar da fama para abusar sexualmente de seguidoras
“Pegava na minha mão para eu pegar no pênis dele. Ele falava: ‘Põe a mão, isso é limpeza. Você precisa dessa limpeza, é o único jeito de fazer isso'”, contou uma mulher que procurou João de Deus para cura espiritual.
A coreógrafa holandesa Zahira Leeneke Maus foi uma das que resolveu mostrar o rosto. Ela tocou no assunto pela primeira vez quatro anos depois do primeiro abuso sexual e apesar de ter recebido críticas, conheceu histórias semelhantes de outras mulheres.
“”Eu sei que tenho sido criticada: ‘Por que você está vindo com a sua história, se ele está curando milhares de pessoas?’ E essa é uma das razões do porquê eu não disse nada. Porque se fosse só eu, eu que engula, porque ele está curando milhares de pessoas, certo? Mas agora eu sei, ele está abusando de centenas de mulheres e meninas”.
Entre as 13 mulheres que denunciaram João de Deus, Zahira foi a única que afirma ter sido estuprada por ele. Outra vítimas contam que foram obrigadas a masturbá-lo, tudo em nome de uma suposta cura.
Zahira diz ter sido estuprada por João de Deus
“Ele me puxou de novo para o banheiro. Um padrão parecido, mas ele deu um passo adiante. Ele me penetrou por trás e, de novo, esses… Eu nem consigo descrever”, explicou.
Promotores de Justiça ressaltam que não é preciso haver penetração para que o assédio seja caracterizado crime. Segundo a legislação penal, o ato sexual compreende qualquer ato que a pessoa faça para a satisfação do seu desejo. Sem consentimento, claro.
João de Deus se manifestou por meio da assessoria de imprensa. “Há 44 anos anos, João de Deus atende milhares de pessoas em Abadiânia, praticando o bem por meio de tratamentos espirituais. Apesar de não ter sido informado dos detalhes da reportagem, ele rechaça veementemente qualquer prática imprópria em seus atendimentos”.
João Teixeira foi apadrinhado por Chico Xavier e fundou a casa Dom Inácio em 1976. Ele já foi visitado por , celebridades como a apresentadora norte-americana Oprah Winfrey, o ex-presidente Lula e a modelo Naomi Campbell.
O médium chegou a ser entrevistado por nomes como Oprah Winfrey
No início da carreira, o médium foi acusado de seduzir uma menina menor de idade, mas acabou absolvido por falta de provas.
Publicidade
Em mais uma das patacoadas do home-office, a jornalista Deborah Haynes da Sky News acabou sendo interrompida por seu...
O nome de Neymar persiste no noticiário, mas não só por assuntos relacionados ao esporte. Pelo contrário, além de...
Rosto conhecido na cobertura sobre o avanço da pandemia no Brasil, Margareth Dalcolmo é categórica em dizer que o...
Você, que está lendo este texto, faz parte da metade da população mundial que tem acesso à internet. Para nós,...
Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra um homem balançando uma bandeira nazista na sacada de um apartamento...
Todas as sextas-feiras 13, os donos de gato preto sentem um aperto no coração. Ao contrário do que o senso comum...
O futebol feminino tem craques do nível de Marta e Formiga, conquistou o carinho de milhares de torcedores na...
Quem decide quais alimentos uma criança irá receber? A gente poderia dizer que são os pais ou a família em geral e...
Os direitos das mulheres na Arábia Saudita ainda caminham lentamente. A situação já melhorou muito nos últimos...