Seleção Hypeness

10 Jardins verticais que cabem em qualquer espaço

por: Kauê Vieira

Os jardins verticais são tendência. Cidades como São Paulo – eternamente sofrendo com a pouca oferta de áreas verdes, já adotaram método. Não foi à toa, já que foi registrado um aumento de 287% nas buscas por jardins verticais no Pinterest.

Os benefícios são intermináveis. Além de embelezar o ambiente, eles contribuem para a diminuição dos índices de poluição. A umidade do ar aumenta, as temperaturas caem e os gases tóxicos são reciclados. Para completar, são registrados níveis menores de poluição sonora.

Quem disse que só fachada de prédio pode ter um jardim vertical para chamar de seu? O Pinterest selecionou 10 dicas imperdíveis para você se inspirar e deixar a sua casa ainda mais verdes. Pode abusar das plantas!

Jardim vertical no Minhocão, em SP

1 – Metal Grind

A primeira sugestão vai para os que já têm vasos de planta em casa. Melhor ainda se você mora em apartamento. Otimização de espaço, amiguinhos. Para montar a estrutura, compre uma grade de madeira e disponha os vasinhos.

Preços? Bom, uma rápida pesquisa na internet mostra valores entre 30 e 97 reais. Dá pra fazer em casa também. Veja no tutorial abaixo.

2 – Wooden Suport

Temos aqui o famoso “bom e barato”. Este suporte de madeira é ótima pedida para os que buscam decorar o interior da casa. Dá pra colocar ele na sala tranquilamente. Sobra mais espaço e não precisa comprar estantes. Tempos modernos, soluções simples.

Assim como a dica número um, o suporte pode ser feito em casa. Prego, martelo e uma grade (até o estrado da cama serve). Mas atenção, certifique-se que ele esteja bem firme para não correr o risco de cair na cabeça da visita.

3 – Green Wall

O muro verde cai como uma luva em uma casa. Tá sem dinheiro para pintar a parede do quintal? Crie um jardim vertical de ponta a ponta. É fácil de fazer, compre um bloco cerâmico (em média 16,90 cada) e disponha-os ao longo da parede.

Vamos aos benefícios, o GreenWall Ceramic reduz a temperatura em áreas fechadas, oferecendo um conforto térmico essencial para os dias de verão. Com isso, você gasta menos com ar-condicionado e ganha em beleza.

4- Wooden Shelf

Deu vontade de fazer este cavalete descolado aqui em casa. Lindíssimo. Se você é como eu e gosta de comprar vasos e mais vasos, corra e adote um cavalete. Dá pra chamas o objeto de seu por cerca de R$ 25 reais.

Coloque o resto na conta da criatividade. Sabe a samambaia renda portuguesa? Vai ficar linda ao lado de uma jiboia. Elas crescem rápido e os cabelos vão escorrer pelo móvel. Quem disse que precisa ser rico pra ser chique?

5- Vase Garden

Criatividade, gente. Criatividade! Sem brincadeira, olhe ao redor da sua casa e tente transformar tudo sem gastar muito. É possível fazer coisas incríveis com as plantas. Um jardim com vasos (vejam eles aqui de novo) na garagem. Que acha?

Você pode optar pelo arame ou suportes mais resistentes. Depende do peso do vaso e o tipo de planta. Falando nisso, cuidado com o sol, chuva e sombra. Pesquise as características de suas plantas.

6- With Hangers

Cara, que ideia! Você também se impressiona em como as pessoas conseguem ser tão criativas? Isso aqui é um case de sucesso, Brasil! Nem precisa explicar, mas vamos lá.

Pra fazer é bem simples, pegue um cano grande, corte em três e seja feliz. Ah, não esqueça de ter a conexão dos canos em mãos. Embaixo, coloque uma tábua e pronto. Dá pra pintar da cor que quiser. Uma lixada na madeira cai bem.

7- Wooden Boxes

Nome chique para falar do famoso caixote de madeira de feira. Talvez estejamos diante do precursor dos jardins verticais. É muito fácil de ter um. Além do caixote, basta acomodar os vasos.

Duas opções, pregados na parede ou no chão. Dentro, fora de casa. Você manda. No banheiro ou no quarto. Ao gosto do freguês. Se fosse eu, faria um repleto de espadas de São Jorge.

8- In a cart

Viver de aluguel quer dizer movimento. Não tem jeito, você vai mudar de uma casa pra outra com certa frequência. As chances de acumular móveis são grandes. Seja por gosto ou necessidade. Pensou na estante que não cabe no quarto? Pois…

Coloque plantas! Plantas, plantas, plantas! Com fruteira fica ainda melhor. Três andares de puro ar fresco na sua residência. Decore com girassóis.

9- Wooden Panel

Este jardim vertical foi harmonizado com um canteiro. Ele está suspenso com uma placa de madeira. As dimensões são um pouco maiores, então antes de gastar dinheiro, certifique-se de que ele caberá na sua casa. Vai ficar lindo com samambaias. 

10 – Floating Shelves

Vamos ocupar todas as paredes do mundo. Olha, caixas de madeira servem pra tudo. Este exemplo mostra como elas podem ser colocadas nas paredes. Mas, como já falamos de caixas, já pensou em optar pelas latas de alumínio?

Fica mais fácil ainda. Pega o arame, martelo e prego. Pessoalmente, colocaria orquídeas.

 

 

Publicidade

Fotos: Reprodução


Kauê Vieira
Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Jovem de 18 anos faz bolos e tortas veganos que são verdadeiras obras de arte