Sessão Hype

Do pop ao cult: 22 estreias de filmes e séries para deixar seu 2019 mais legal

por: Brunella Nunes

O ano virou e com o novo calendário você já pode começar a organizar sua vida para tirar aquela viagem do papel ou mudar o esquema de trabalho. Mas lembre-se de reservar um espacinho aí na agenda para as 22 estreias de filmes e séries em 2019 que a gente selecionou.

Afinal, seu tempo livre também pode incluir boas doses de ação, comédia, aventura e…um bocado de drama, que com sorte, pode ficar só na ficção mesmo!

As apostas estão altas neste ano, especialmente para quem curte filmes e séries de super-heróis. No cinema estão as aguardadas estreias de “Vingadores: O Ultimato”, “Mulher Maravilha 2”, “Capitã Marvel”, “Homem-Aranha: Longe de casa, X-Men – A Fênix Negra”, “Os Novos Mutantes”, “Hellboy, Shazam!” e “Coringa”, dessa vez com o ator Joaquin Phoenix no papel principal. Os seriados “The Arrow”, “Gotham”, “Supergirl” e “DC’s Legend of Tomorrow” no Warner Channel, além de “Jessica Jones” e “Justiceiro” na Netflix.

Nas produções made in Brasil, teremos alguns lançamentos biográficos ou que seguem fatos reais, com os filmes “Minha Fama de Mau”, sobre Erasmo Carlos; Pedro, que retrata detalhes íntimos da vida de D. Pedro I; o documentário Fevereiros, que destaca a trajetória de Maria Bethânia; e, talvez, “Marighella – O Filme”, que será o trabalho de estreia de Wagner Moura na direção.

Os devoradores de séries podem se preparar para sequências de “Game of Thrones”, “Stranger Things”, “Riverdale”, “The Mentalist”, “La Casa de Papel”, “Lucifer”, “Billions”, “PSi”, “Brooklyn Nine-Nine”. Entre as novidades, até mesmo o rapper Drake vai apostar suas fichas no ramo, atuando como produtor da série “Euphoria”, um drama adolescente. Outro músico que se joga na empreitada é o líder da banda My Chemical Romance, Gerard Way, que assina a HQ e a série “The Umbrella Academy”, da Netflix, sobre uma família de super-heróis. Já a Amazon investe da adaptação da obra “Good Omens”, de Neil Gaiman e Terry Pratchett, na qual um demônio e um anjo se unem para evitar o apocalipse.

Separa a pipoquinha e ajeita o sofá!

Filmes

1. ‘Vice’

*estreia dia 31 de janeiro no Brasil

A dupla Christian Bale e Amy Adams volta a atuar junto após o filme “Trapaça” (2013), que levou uma porção de prêmios para casa. Dessa vez, Bale aparece novamente irreconhecível na pele de Dick Cheney, ex-vice presidente da era de George W. Bush (2001-2009) e um dos maiores defensores da guerra no Iraque, num filme biográfico carregado de sarcasmo. O genial ator levou um Globo de Ouro no início do ano pelo papel e ironicamente agradeceu a Satanás pela inspiração para interpretar o político. Definitivamente um filme imperdível para o ano que chega!

2. ‘Se a Rua Beale Falasse’

*estreia dia 24 de janeiro no Brasil

Olha o diretor de “Moonlight” aí de novo! O premiado Barry Jenkins segue os passos do sucesso anterior com temática sensível e elenco 100% negro, colocando em pautas questões raciais. A história de injustiças com veias no racismo estrutural, baseada no livro homônimo de James Baldwin, se passa no bairro novaiorquino de Harlem em meados de 1970, onde vive um casal periférico prestes a ter um bebê. Porém, o pai da criança é preso na rua sob acusação de estupro de um policial racista, tendo então que provar sua inocência. Dizem que essa obra, junto a “Moonlight” e “Remédio para Melancolia”, formam uma trilogia sob o olhar de Jenkins.

 

3. ‘A Esposa’

*estreia 10 de janeiro no Brasil

Protagonizado por Glenn Close, que recebeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz pelo papel, A Esposa se baseia no livro de Meg Wolitzer, narrando a história de uma grande mulher que viveu às sombras de um homem enaltecido por seu talento. A cena típica do legado patriarcal mostra a escritora Joan, que abriu mão do ofício apaixonado para se dedicar ao marido Joe. Com trechos entre passado e presente, o enredo começa a partir do momento em que ele é premiado com o Nobel da Literatura, levando o casal até Estocolmo. É lá que surgem conflitos entre os dois, a partir do momento em que Joan começa a refletir e a colocar em cheque o quanto ela abriu mão de seus próprios sonhos.

4. ‘Green Book – O Guia’

*estreia dia 24 de janeiro no Brasil

“Green Book” é mais um longa premiado no Globo de Ouro, como melhor comédia ou musical, roteiro e ator coadjuvante, no caso, Mahershala Ali, que interpreta Don Shirley, pianista conceituado que contrata o motorista Tony Lip (Viggo Mortensen) assim que entra em turnê no Estados Unidos. Baseada em fatos reais, a história se passa em 1960, pontuando uma inversão de papéis, na qual um homem branco racista e conservador se vê como subordinado a um homem negro bem sucedido. A jornada é leve, divertida e cheia de lições sobre tolerância e amizade.

5. ‘Era Uma Vez em Hollywood’

*estreia prevista para o dia 15 de agosto no Brasil

O nono filme de Quentin Tarantino seria, em teoria, o penúltimo de sua carreira, visto que o próprio declarou que iria fazer apenas 10 filmes. A história se passa no verão de 1969, quando ao mesmo tempo em que o movimento hippie estava no auge em Los Angeles, o psicopata Charlie Manson cometeu uma série de assassinatos, incluindo o da atriz Sharon Tate, que estava grávida de 8 meses. Na trama, ela é vizinha de antigo astro de TV que se vê um tanto deslocado na “Cidade dos Anjos”. O elenco conta com Margot Robbie, Leonardo DiCaprio, Brad Pitt e Kurt Russell.

6. ‘A Favorita’

*estreia dia 24 de janeiro no Brasil

Regado com humor ácido e rivalidade feminina, “A Favorita” se passa no início do século 18, mais precisamente nas dependências da frágil rainha Anne, papel que deu à Olivia Colman o Globo de Ouro de melhor atriz de comédia ou musical. A seu lado está Lady Sarah, tida como “a favorita” entre todas as pessoas que cercam a monarca, uma figura vista como conselheira, bem típica da época. No meio da relação manipuladora entra em cena Abigail, prima de Sarah, para disputar o cargo dentro da realeza. Indo além do figurino distinto e da temática tipicamente pomposa da corte, o longa de Yorgos Lanthimos tem tudo para ser meio bufão, mas no fundo revela a perversidade da ambição, uma disputa de poder e influência disfarçada de veneração e lealdade.

7. ‘Vingadores: O Ultimato’

*estreia dia 25 de abril no Brasil

Quer super-herói? Então segura, porque terão muitas estreias do gênero em 2019! Entre elas está o aguardado “Vingadores: O Ultimato”, o quarto filme da equipe da Marvel. Como o último da série, “Guerra Infinita”, não terminou bem para os heróis, fica a pergunta no ar de qual será o rumo da história a partir de então. Será que o Capitão América vai morrer para salvar o Homem de Ferro? O que Thanos fará agora? Onde está Shuri? São muitas as perguntas. O trailer já bateu recorde de visualizações desde que foi lançado.

8. ‘John Wick 3: Parabellum’

*estreia dia 16 de maio no EUA

O filme de ação estrelado por Keanu Reeves deu o que falar na crítica e realmente não decepciona. Vale a pena dar chance a John Wick mesmo se o gênero “tiro, porrada e bomba” não é o seu favorito. O sucesso fez com que a história chegasse ao terceiro capítulo, no qual o assassino de aluguel, forçado a retomar a carreira no primeiro longa, precisa lidar com uma série de pessoas querendo matá-lo, visto que sua cabeça tem recompensa global de US$ 14 milhões. A atriz Halle Berry aparece como Sofia, uma assassina em missão, que, por enquanto, pode ou não ser uma aliada do personagem principal.

9. ‘Toy Story 4’

*estreia dia 20 de junho no Brasil

Nove anos depois do terceiro filme, “Toy Story” voltará às telonas para a alegria dos marmanjos nostálgicos e da criançada. O caubói Woody e sua turma pertencem agora a Bonnie Anderson, herdeira dos brinquedos de Andy. Porém, eis que chega o Garfinho, um amargurado garfo que não aceita a função de brinquedo, causando aquela confusão maravilhosa entre os personagens. Há também o desenrolar da história de amor entre Woody e Betty, resgatada por ele e Buzz Lightyear. O diretor já prometeu um final regado a muitas emoções, então prepara o lencinho!

10. ‘Turma da Mônica – Laços’

*estreia dia 27 de junho no Brasil

A história “Laços”, graphic novel criada pelos irmãos Vitor e Lu Caffagi, trará para as telonas o primeiro live-action da Turma da Mônica, dirigido por Daniel Rezende, o mesmo que assina Bingo, o Rei das Manhãs. O roteiro se desenvolve a partir do sumiço de Floquinho, o cão de Cebolinha, que obviamente traça um plano infalível para resgatá-lo junto com seus amigos Mônica, Magali e Cascão. Por se passar nos anos 1980, contará com inspirações em clássicos dos cinemas, como “Os Batutinhas” e “Os Goonies”.

11. ‘O Rei Leão’

*estreia dia 18 de julho no Brasil

Quem chorou assistindo “O Rei Leão” terá a chance de se debulhar em lágrimas novamente com o live-action desenvolvido pela Disney. Apesar de seguir a mesma história do clássico e ter cenas idênticas a animação, o filme vem com a promessa de trazer novidades além do campo visual aos fãs. Pelo menos é o que garante a equipe! O elenco de dubladores conta com nomes de peso do cinema e da música norte americana: Donald Glover, Seth Rogen, James Earl-Jones e Beyoncé Knowles.

 

12. ‘Coringa’

*estreia dia 03 de outubro no Brasil

Todo mundo adora um bom vilão ou vilã, e poucos se consagraram tanto como o Coringa interpretado por Heath Ledger em “Batman – O Cavaleiro das Trevas”. Pois bem, pós-decepção com Jared Leto (em “Esquadrão Suicida”), temos que dar uma chance ao palhaço mais bizarro das histórias em quadrinhos, que será incorporado por Joaquin Phoenix no filme Joker, dedicado exclusivamente ao personagem. A confiança volta à tona porque Phoenix tem autenticidade de sobra na personalidade, além de bons papéis no currículo, como pudemos ver em “Johnny & June”, “Ela”, “A Pé Ele Não Vai Longe” e até no polêmico (e cômico!) “Eu Ainda Estou Aqui”, no qual “interpreta ele mesmo”, entre aspas e com ressalvas.

 

13. ‘Star Wars Episódio IX’

*estreia em dezembro

Ainda sem teaser e trailer oficialmente divulgados, a continuação da saga Star Wars terá estreia mundial em dezembro de 2019. O episódio 9, chamado de “Uma Nova Ordem”, seguirá com a direção de J.J. Abrams e boa parte do elenco anterior, como Daisy Ridley no papel de Rey, John Boyega como Finn e Adam Driver como Kylo Ren, entre outros. Mark Hamill continuará aparecendo como Luke Skywalker, assim como Carrie Fisher, a princesa Leia, com a utilização de cenas gravadas previamente. A história seguirá os passos de Rey, que deverá recomeçar a ordem Jedi a partir dos últimos acontecimentos do episódio 8, e de Kylo, também perdidão no espaço sobre os rumos do Império erguido por seu avô, Darth Vader. Até então, ambos possuem relações um tanto conflituosas com suas próprias origens… Bem, não quero dar spoiler para quem não viu ainda.

[+] Veja mais: Frases que as mulheres estão cansadas de ouvir desmistificadas pelas personagens de Star Wars

14. ‘Sérgio’

*estreia em 2019, porém ainda sem data definida

O diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello teve uma vida curta, porém brilhante devido o seu reconhecido trabalho na Organização das Nações Unidas, mediando crises e conflitos ao redor do mundo. Ele foi morto num ataque orquestrado pela Al-Qaeda no Iraque, em 2003. Sua trajetória será retratada no longa “Sérgio”, produzido pela Netflix e com Wagner Moura no papel principal. As cenas foram gravadas no Rio de Janeiro, na Jordânia e na Tailândia. Ainda não há muitas informações sobre o filme, mas as expectativas estão altas.

foto: Mark Gaten/ONU

Séries

15. ‘Pico da Neblina’

ainda sem data de estreia na HBO

Imagina um mundo (por ora, distópico) em que a maconha é legalizada no Brasil. A série assinada por Fernando Meirelles e seu filho, Quico, além de Luis Carone e Rodrigo Pesavento, tenta seguir os passos de países como Holanda, Estados Unidos e Canadá, que já se beneficiam, em termos de lucro e propriedades medicinais/recreativas, da cannabis há um tempo. A narrativa conta a trajetória de Biriba, um traficante que busca um novo tipo de sustento a partir da legalização da “droga”, passando a comercializá-la legalmente junto a um sócio zero experiente. Um amigo de infância, porém, decide manter a profissão no tráfico, dando a opção de mostrar duas realidade distintas na série. Imaginar futuros possíveis até que eles se tornem realidade é uma tendência. Bora mentalizar!

[+] Veja mais: A cidade conservadora que superou uma grave crise econômica graças à maconha

16. ‘Watchmen’

ainda sem data de estreia na HBO

A HBO resolveu abraçar o tema heroico e investiu na produção de Watchmen, prevista para estrear este ano. A primeira temporada inspirada nas HQs de Alan Moore e Dave Gibbons terá Damon Lindelof, que tem no currículo séries como Lost e “The Leftovers”, como showrunner, função que basicamente define boa parte dos rumos de uma série. Ainda não houve muita divulgação sobre o que vem por aí, mas o foco seguirá a realidade alternativa da história original, na qual heróis são tratados como criminosos. O canal aproveitou essa semana para divulgar um vídeo promocional com seus principais lançamentos do ano: “Watchmen”, “GoT” e “Big Little Lies”. Olha só:

17. ‘Osmosis’

ainda sem data de estreia na Netflix

Se você curte “Black Mirror”, tem chances de gostar de “Osmosis”, produção francesa inédita que irá fazer parte do catálogo de títulos originais da Netflix. O nome da série de ficção científica futurista é o mesmo de um aplicativo de relacionamentos dentro da história, que tem 100% de precisão na escolha do “par perfeito”. Mas, como todo bom app, é preciso pagar um preço para tanto, na qual o usuário se sujeita a revelar seus segredos mais íntimos a fim de fazer os algoritmos trabalharem para ele.

18. ‘Stranger Things’

*3ª temporada estreia dia 4 de julho

Os fãs de “Stranger Things” terão de segurar a ansiedade até julho, quando estreia a terceira temporada da aclamada série da Netflix. Por enquanto foi divulgado apenas um teaser que não revela nada, mas chega com a seguinte frase: tudo pode mudar em um verão. O pôster de divulgação mostra Eleven e Mike de mãos dadas, com os amigos Will, Lucas, Max e Dustin logo atrás, observando uma queima de fogos. O mundo invertido ainda pode ser interessante? Veremos!

19. ‘Game of Thrones’

*8ª e última temporada estreia em abril na HBO

Sim, “GoT” chegará ao fim e com apenas seis episódios de longa duração. Os rumos da série foram diferentes dos livros, o que deixa os fãs sem saber exatamente o que esperar. Porém, a atriz Maisie Williams, que na ficção é Arya Stark, revelou que muita coisa irá acontecer e mantém a expectativa de que sua personagem encontre a felicidade, deixando de lado o desejo por vingança. Por enquanto os rumores sopram para algumas teorias, mas o produtor Bryan Cogman disse que “a temporada é sobre todos os personagens se unindo para enfrentar o inimigo comum, lidando com seu próprio passado e definindo a pessoa que querem ser diante de alguma morte. (…) É um final incrivelmente emocional, assombroso e agridoce”.

[+] Veja mais: confira mais detalhes sobre a última temporada de GoT 

20. ‘True Detective’

*3ª temporada estreia em janeiro na HBO

Depois de uma primeira temporada excelente e uma segunda mais ou menos (pra não dizer ruim…), “True Detective” volta à ativa na HBO. No trailer da nova fase podemos ver um resgate das “origens”, elementos que revelam uma certa semelhança com a primeira temporada, embora não haja ligação direta entre as histórias. O criador da série, Nic Pizzolato, se mantém como roteirista. O ator Mahershala Ali foi o escolhido para dar vida a Wayne Hays, um detetive da polícia estadual do Arkansas. Ele investiga um mistério nas montanhas de Ozarks (a mesma da série “Ozark”, da Netflix), que será desenrolado em três fases diferentes ao longo do tempo, mostrando o personagem jovem e mais velho. Com o que foi divulgado até agora, tem tudo para ser promissor!

21. ‘Big Little Lies’

2ª temporada prevista para junho na HBO

Nicole Kidman, Reese Witherspoon e Shailene Woodley são as três mulheres que fazem Big Little Lies acontecer. A nova temporada será ainda melhor com a presença de Meryl Streep no elenco, além de um roteiro original, sem adaptações do livro usado como base na estreia do seriado. Os rumos da história apontam para as origens de Bonnie, interpretada por Zoë Kravitz, e Celeste, o papel de Nicole. Ainda não há muitos detalhes de divulgação, mas as fotos já estão rolando na internet.

22. ‘3%’

3ª temporada ainda sem data de estreia na Netflix

Aclamada fora do Brasil, a série “3%” acerta ao apostar num futuro distópico baseado numa “terra prometida” onde a vida seria perfeita, inicialmente transitando entre o Maralto e o Continente. Os personagens continuarão a saga cheia de conflitos pessoais mediante suas escolhas, com o compromisso de surpresas para os fãs com relação à comunidade formada no mundo Concha. Essa foi a primeira série original brasileira produzida pela Netflix e a ideia original surgiu de estudantes da USP, que lançaram até um projeto piloto de sucesso no YouTube.

Então, bom 2019 e muitas horas na telona e na telinha. Aproveitem!

Publicidade

Fotos: divulgação


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Carla Diaz relembra ‘O Clone’ e mostra tatuagem de Inshalá