Seleção Hypeness

23 podcasts para embalar os seus dias com conhecimento e diversão

por: Brunella Nunes

Você já chegou a ouvir programas radialísticos para internet? Pois se ainda não o fez, deveria! Revolucionando a nossa forma de busca por informação, a ferramenta, que seria uma evolução do rádio, vem se espalhado em diversos países nos últimos anos e alcançado um alto nível de qualidade. Selecionamos 23 podcasts para embalar os seus dias com conhecimento e um bocado de diversão.

Os podcasts geralmente seguem temas específicos, mas oferecem um mundo de possibilidades, pois a cada edição há um novo tema a ser apresentado. Mais do que isso, são cruciais na correria do dia a dia pois mastigam uma enxurrada de conteúdo para os ouvintes. Se você é questionador (a) e não foge de um bom debate, diria que poderá ter delírios orgásmicos com alguns deles, dado o nível de inteligência absorvido.

Em certos momentos, é como se alguém assoprasse diretamente na sua orelha aquela reflexão que faltava para mudar sua mentalidade ou posicionamento perante as mais variadas áreas da vida, enquanto você faz coisas mundanas como lavar a louça, tomar banho ou cozinhar. Terapêutico, eu diria.

É um alívio cotidiano expandir a mente dessa maneira, especialmente porque muitos podcasts tendem a ser descontraídos, um bate papo mesmo, só que com profissionais ligados ao tema. Pense que é uma boa oportunidade de aprender e lapidar o seu olhar crítico, tão necessário na atual conjuntura, com a presença virtual de pessoas competentes que podem saber mais do que você, indo além das bolhas e barreiras das redes sociais. E mais: o acesso é de forma gratuita, ilimitante e praticamente ilimitada.

A maioria dos podcasts ainda atua de forma independente, então caso você possa, contribua com uma doação ou apadrinhamento para seguir ouvindo conteúdo de qualidade. Lembrando que eles também são disponibilizados em plataformas distintas, atendendo desde quem tem apenas o computador em mãos, até aquele que foi atrás do último smartphone lançado pela Apple.

De temas cabeçudos à fofocas do mundo pop, eis a lista que pode transformar a sua visão sobre tudo & todos!

Durma com Essa

Para começar a sua saga de iniciação nas novidades da política, economia e áreas afins, nada melhor do que acompanhar o Nexo. Seguindo a mesma linha editorial do site, os podcasts feitos por eles são curtos, bem elaborados e muito didáticos. Apesar de fazer falta um diálogo mais solto, no Durma com Essa você vai dormir (ou ter doces pesadelos) com uma explicação sucinta sobre a pauta mais importante do dia.

Foro de Teresina

Para quem já manja um pouco da cena política ou simplesmente tem um verdadeiro interesse de se inteirar e entender quem é quem na cena, nada melhor do que o Foro de Teresina, o podcast afiado da revista Piauí. Os debates semanais são divididos em três blocos e no total duram cerca de 45 minutos. Diria que são fundamentais para se aprofundar no “fabuloso” mundo da política, romper com a infeliz e infantil imagem do que acontece em Brasília e seus bastidores, tratando seus devidos personagens de forma madura e respeitosa, sem deixar de fazer boas críticas, com pitadas de humor. Ajudaria bastante aquele seu tio que se informa pelo WhatsApp a encontrar um pouco de lucidez. Acredito pia(ui)mente que podemos ter conversas de alta qualidade a partir do conteúdo primoroso e bem cuidado que a Piauí oferece.

Presidente da Semana

No mais caótico ano eleitoral da história recente do país, a Folha de São Paulo criou um especial em formato de podcast narrativo para falar sobre os presidenciáveis e também os capítulos que compõem as várias nuances da política brasileira desde o militar Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente do país. Para entender o presente, é preciso revisitar o passado. É uma grande jornada histórica em busca de respostas, sem deixar de pipocar perguntas na cabeça dos ouvintes.

NBW

Três amigos que se reuniam para partidas num jogo de tabuleiro acabaram por migrar as conversas para um podcast. Desde 2012, o NBW, sigla para Nós Brigamos no War, reúne dois jornalistas e um professor numa roda de debate sobre o cenário político, com alguns episódios feitos apenas por um deles, já que tudo depende da agenda de cada um. Gosto bastante das análises do NBW porque são mais realistas e menos ideológicas, ainda que eles sempre afirmem que não existe imparcialidade/isenção no podcast (ou na vida), o que eu concordo. Trazem contrapontos distintos entre os participantes, que ora concordam e ora discordam, mas sem extremismos. Funciona bem para pessoas que não compactuam direitamente com nenhum dos lados da moeda política, buscando sempre um pensamento crítico mais abrangente dos fatos como são.

Xadrez Verbal

O Xadrez Verbal começou em 2013 no formato de blog, mas atualmente, parece que o jogo virou, não é mesmo? Se transformou num canal que reúne artigos, textos, vídeos e podcasts, falando sempre de política, história e atualidades. Saindo da bolha Brasil, os episódios conduzidos por Matias Pinto e Filipe Figueiredo são divididos em blocos, e se expandem para outras fronteiras, chegando a assuntos quentes do Oriente Médio, Estados Unidos, Europa e outros países da América Latina, sempre com análises pertinentes.

Mamilos

Mamilos são polêmicos e quem se ligou nisso de verdade transformou um meme em podcast de qualidade. Levando aos ouvintes um “jornalismo de peito aberto”, Juliana Wallauer e Cris Bartis convidam especialistas para oferecer excelentes debates sobre temas que vão além das típicas editorias femininas. De aborto a pesquisas científicas; de suicídio a frágil democracia, muitos temas que estão, de alguma forma, ligados a nossa vida em sociedade e ao bem estar coletivo, percorrem a linha do tempo dos episódios. Um dos que mais gostei de ouvir recentemente foi Quem É o Eleitor Brasileiro, que teve até segunda parte e não cabe apenas dentro do período eleitoral, afinal, fala sobre a como a sociedade tupiniquim está onde está. Altamente esclarecedor.

Lado (B)lack

Para entender mais sobre identidade negra e suas devidas ramificações, o Lado (B)lack é um bom ponto de partida na caminhada. De forma inteligente, Luiza Braga comanda o podcast revolucionário ao lado de uma equipe afiada e demais convidados. Os episódios trazem elucidações e opiniões sobre ancestralidade, filmes, gêneros musicais e demais vertentes da cultura afrodescendente, além de tocar em assuntos de cunho mais histórico, tecnológico e político, como o anarquismo decolonial.

Dragões de Garagem

Falando de ciência desde 2012, o Dragões de Garagem é um canal mais completo de conteúdo, com vídeo, blog, tirinhas e podcasts. Os assuntos permeiam os campos da biologia, química, física e matemática, mas também se esparrada para humanas, incluindo temas históricos e contemporâneos como fake news e fascismo. É legal ver que a linguagem dialoga com vários tipos de público, não sendo nem bobinha, nem massante, por mais complexo que seja o assunto.

Anticast

O subversivo Anticast começou em meados de 2011 para falar sobre comunicação, design e cultura. Porém, o bom conteúdo avançou tanto que se transformou em rede. Os questionadores Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari, Rafael Ancara e, às vezes, João Carvalho, debatem temas da política, filosofia, história e cultura de forma crítica, por vezes trazendo alguns nós na nossa cabeça em meio a opiniões que nem sempre concordam entre si, fazendo a gente refletir um tanto.

No Salvo Melhor Juízo, termos jurídicos são traduzidos para o mundo real; no Três Páginas, há espaço para a literatura, com textos enviados pelos ouvintes; no Feito por Elas, o cinema feminino é valorizado como deveria; e no Anticast, fala mais sobre política e sociedade.

Revolushow

Como o próprio nome propõe, o Revolushow é obviamente esquerdista ou esquerdaralho, como os próprios se definem. Isso significa que Karl Marx é praticamente um Deus e que você terá doses de socialismo para combater as forças do império capitalista e da exploração. Os assuntos são selecionados e debatidos por Diego Miranda, João Carvalho, Zamiliano, Larissa Coutinho e Poderoso Porco.

Cinema na Varanda

Gravado diretamente de uma varanda, o Cinema na Varanda é um podcast dedicado a lançamentos da sétima arte, passando por mostras, festivais e premiações importantes. Também existe espaço para debater sobre a carreira de diretores, atores e atrizes, e filmes que fizeram história.

Despachados

Alô, viajantes! Esse podcast é para vocês, que adoram fazer e desfazer as malas. O Despachados reúne um conteúdo bacana de viagens, levando entrevistados para falar sobre temas diversos, inclusive aqueles mais complexos, como aviação e fotografia, indo além de ser um guia de destinos. Funciona como um programa mesmo, com a participação de pessoas enviando perguntas aos convidados.

Filosofia Pop

Com canal no Youtube, cursos, publicações e podcast, o Filosofia Pop se alimenta de pensamentos filosóficos e existenciais. Os apresentadores recebem professores, filósofos e outros especialistas para debater temas ligados à comportamento, tecnologia, cultura, política e livros ou textos de grandes pensadores que já agraciaram a humanidade. Infelizmente não conseguem manter tanta frequência nos episódios, mas o conteúdo vale a pena.

Maria Vai com as Outras

Branca Vianna apresenta o podcast da Piauí sobre mulheres e mercado de trabalho, levando convidadas para compor as entrevistas e debater os assuntos em pauta. O programa trata de mulheres em cargos de chefia, mulheres na ciência, no esporte, na política e em profissões relacionadas ao sexo, como é o caso do episódio abaixo.

Ficções

O escritor e pesquisador Marcos Ramon, que às vezes aparece no Filosofia Pop, tem também um podcast para chamar de seu. Em Ficções, traz narrativas filosóficas para dentro de pautas cotidianas, de forma sucinta em episódios de aproximadamente três minutos. É bacana para aguçar a curiosidade e descobrir pensadores dos quais você não tinha conhecimento. Recomendo o que fala sobre a ciência desacreditada, fenômeno atual e um tanto desesperador respaldado pela pós-verdade.

Confins do Universo

Estava faltando uma coisa mais nerd/geek aqui, né. Então bora aprimorar nossos conhecimento sobre o maravilhoso e infinito mundo das histórias em quadrinhos com o podcast Confins do Universo, do site Universo HQ. De forma leve e divertida, os apresentadores trazem temáticas variadas dentro dessa leitura. A iniciativa conta com a presença do jornalista e editor-chefe do site Sidney Gusman, que é um verdadeiro guru das HQs, um dos maiores especialistas do Brasil no assunto.

Alô, Ciência?

Mais um projeto de divulgação científica aqui, porque sim. O podcast Alô, Ciência? é feito prioritariamente por biólogos e convidados, debatendo temas bem relacionados aos conceitos e estudos sobre a Terra como um todo, desde o sumiço das abelhas até os métodos da astrologia. Porém, existem alguns episódios que vão além das fronteiras da biologia, incluindo debates sobre a fome, a tecnologia, as eleições de 2018 e a educação.

Verso da Prosa

Poemas, livros, contos e crônicas são parte do universo do Verso da Prosa, podcast dedicado à literatura. São selecionadas obras para análise, levada ao ouvinte na forma de interpretação narrativa, incluindo recursos sonoros que deixam a experiência mais imersiva e menos massante. Pode ou não surgir depois o debate entre os apresentadores, seguindo o mesmo clima de tranquilidade ao som de uma fina trilha sonora. Um toque de beleza para os ouvidos naquela tarde chuvosa.

Balaio de Pais

É interessante olhar para a paternidade sob uma nova perspectiva e graças as Deusas podemos dizer que o assunto está evoluindo de forma bem produtiva. Se você é ou vai ser pai/pãe/padastro/pai afetivo e quer se aprofundar na função, virar um paizão profissional mesmo, ouça o Balaio de Pais. De forma leve, o bate-papo compartilha as histórias pessoais dos membros, com seus devidos desafios, reflexões, belezas e aventuras dentro da grande tarefa de ser responsável por uma ou mais crianças.

Sinuca de Bicos

Com foco na maternidade real, o podcast Sinuca de Bicos abraça as mamães do Brasil com uma conversa sobre a criação dos filhos e o que essas mulheres se tornaram a partir do momento em que colocaram alguém no mundo. Ou seja, trata dos vários papéis da mulher-mãe. As atualizações são quinzenais e os episódios contam com convidadas que abrilhantam o debate.

Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes

Sabe o livro Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes? Basicamente o best-seller é uma coleção de 100 mulheres maravilhosas e heroicas que marcaram o mundo com a genialidade de suas existências, mas com a narrativa em formato de “contos de fadas”. Eis que essa obra virou podcast para inspirar, em forma de áudio, um bocado de gente, especialmente o público infanto-juvenil, que pode ouvi-lo na companhia da família.

Um Milkshake Chamado Wanda

O podcast criado pelo site Papel Pop puxa para o universo pop (música, cinema, TV, games…), seguindo a linha editorial do site, mas também fala de assuntos como relacionamentos, autoestima e diversidade. O papo é bem humorado e descontraído, na presença do elenco fixo e de convidados variados, como youtubers, artistas e jornalistas.

Financast

Falar sobre finanças, economia, investimentos e empreendedorismo é para os fortes, porque de forma geral, quase todo mundo tem dificuldade nessas áreas. O Financast é uma boa opção para ajudar as almas perdidas sem planilha, abordando desde temas mais complexos relacionados ao mercado financeiro até coisas mais simples, como dicas de apps para controle de seus gastos mensais. Com ou sem a presença de convidados, o podcast ajuda na compreensão dessas “coisas de adulto” que parecem tão complicadas.

Publicidade

Agradeço meu amigo Yuri Giannella por me mostrar parte desse mundo mágico "podcastiano", em especial o Foro de Teresina, que mudou a minha vida; ao meu pai e meu irmão, por também fazerem parte dessa jornada de valiosas trocas ao longo da vida.


Brunella Nunes
Jornalista por completo e absoluto amor a causa, Brunella vive em São Paulo, essa cidade louca que é palco de boa parte de suas histórias. Tem paixão e formação em artes, além de se interessar por ciência, tecnologia, sustentabilidade e outras cositas más. Escreve sobre inovação, cultura, viagem, comportamento e o que mais der na telha.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Com multas proporcionais à renda, milionários chegam a pagar U$ 100 mil por excesso de velocidade na Finlândia