Ciência

8 alimentos capazes de mudar o cheiro do nosso corpo

por: Vitor Paiva

Banhos, cremes, perfumes e loções ajudam, junto de nosso odor natural, a formar o cheiro de nosso corpo. Mas há aspectos que simplesmente desconhecemos sobre os elementos que definiram qual o cheiro que nosso corpo irá oferecer às narinas alheias ao longo de um dia – e um dos mais importantes elementos é a nossa alimentação. Se somos o que comemos, para muito além de nosso hálito, de certa forma nós também cheiramos ao nosso cardápio.

E não pensem que a diferença entre um cheiro bom ou ruim está em uma alimentação saudável simplesmente – alguns vegetais são capazes de trazer um odores desagradáveis em nosso corpo. Há, porém, alimentos que são considerados verdadeiros desodorantes, combatendo os maus cheiros com eficácia comprovada. Na lista abaixo, separamos quais alimentos nos trarão fragrâncias corporais agradáveis, e quais farão a gente terminar o dia com um fedor nada agradável.

Leite

O leite não é amigo de um bom cheiro. Seu longo processo de fermentação em nosso aparelho digestivo pode trazer cheiros terríveis pra nosso corpo.

Queijo

Se muitos queijos cheiram mal, seu consumo pode ser proporcional para o cheiro de nosso corpo. Se consumido especialmente pela manhã, o queijo pode intensificar cheiros ruins em nosso suor.

Carne e derivados

Por favorecer a transpiração, a carne também intensifica cheiros ruins no corpo. O mesmo vale para embutidos e defumados e outros excessos de proteína animal.

Repolho, brócolis, couve-flor, alho e cebola

Eis exemplos de alimentos saudáveis que, por conterem enxofre em suas composições, ajudam a produzir um suor muito mais forte durante o dia. São alimentos que fazem bem para sua saúde, mas não para seu cheiro.

Aipo, alface, alcachofra, alfafa

Já esses vegetais, por terem alto teor de clorofila e bastante água, oferecem efeito diurético e laxante, eliminando melhor toxinas e trazendo odores mais agradáveis ao corpo.

Frutas

Para investir em um cheiro bom ao longo do dia, a recomendação para o café da manhã são as frutas – especialmente se consumidos em jejum. Ao eliminarem toxinas, se tornam também desodorantes naturais.

Água

Dois litros de água por dia garantem não só uma série de benesses para a saúde, mas também um cheiro melhor. A água dilui a intensidade do suor, e diminui assim o que consideramos cheiros ruins.

Infusões

Além de deliciosos, os chás fazem bem para nosso cheiro. Além de controlarem a transpiração, reduzem o acúmulo de bactérias que causam o mau cheiro.

Muitas pessoas não podem nem pensar em situações de nervosismo que já começam a suar. Tensão, ansiedade e aí você já sabe: o resultado é suadeira pelo corpo. Quer proteção? Então, experimente o Rexona Clinical. Ele protege 3 vezes mais do que os antitranspirantes comuns.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Uma singela investida na jardinagem pode ser mais eficiente que 8 sessões de meditação