Debate

Advogado da Vale diz que empresa não é responsável por tragédia e pede desbloqueio de bens

por: Redação Hypeness

A Vale age rapidamente para se eximir da responsabilidade pelo desastre provocado com o rompimento de uma barragem no Córrego do Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais. O advogado de defesa da companhia declarou que a empresa não tem culpa pela destruição da cidade, a morte de 60 pessoas e o desaparecimento de mais de 290.

“A Vale não enxerga razões determinantes de sua responsabilidade”, declarou ao jornal Folha de São Paulo Sergio Bermudes.

A fala de um dos principais defensores da companhia de minério é uma resposta ao senador Renan Calheiros (MDB-AL), que sugeriu a renúncia e o “afastamento cautelar” de toda a diretoria da empresa.

Um dos advogados de defesa da Vale cita “motivo de força” maior ao falar do desastre

Para o advogado de defesa da Vale, “não houve negligência, imprudência, imperícia”. No entanto, ele não soube dizer com precisão o que causou o rompimento da barragem. “São vários fatores e eles vão ser agora alvos de consideração de ordem técnica”.

Sergio Bermudes prefere não comentar denúncias sobre a adoção de sistemas mais baratos de minério pela Vale. O advogado da empresa acredita que o maior acidente de trabalho da história do Brasil é “um caso fortuito cujas causas ainda não foram identificadas”.  

Segundo o Corpo de Bombeiros, são 292 desaparecidos até aqui

A defesa da Vale é cautelosa ao falar sobre um possível afastamento da diretoria comandada pelo engenheiro Fabio Schvartsman, presidente da companhia. Sergio pontua que apenas uma assembleia com acionistas poderia decidir os rumos dos executivos.

“Eles não vão renunciar. A renúncia não ajudaria a companhia, perturbaria a continuidade das medidas que ela, de modo mais louvável, está tomando”, encerra.

São 292 pessoas desaparecidas até o momento e muitos familiares reclamam da falta de assistência e informação por parte da Vale. Ismael, de 23 anos, está fazendo uma vaquinha para viajar de Santo Amaro (BA) até Brumadinho. O pai dele está desaparecido.

O Rio Paraopeba está praticamente tomado por resíduos tóxicos

Segundo o jovem, a Reframax Engenharia – empresa terceirizada pela Vale, não ofereceu ajuda alguma desde o ocorrido. “Ele disse que teriam uma reunião agora à tarde. Só que a gente liga pro celular que ele nos forneceu e cai na caixa”, explica em referência aos funcionários da companhia onde o pai trabalhava há seis meses.

Mesmo assim, o representante da Vale prefere não eleger culpados e fala em “motivos de força maior”. Além de criticar o senador Renan Calheiros, ele reprovou a fala da Procuradora-Geral da República. Raquel Dodge declarou à imprensa que “certamente há um culpado” e que os executivos da Vale podem ser responsabilizados.

Ismael não tem notícias do pai e reclama da falta de assistência

“Não é só a procuradora que quer apurar o que ocorreu. Todos nós queremos. Mas não há necessariamente um culpado, não há necessariamente culpa. Ou não haveria casos fortuitos ou ocasionados por motivos de força maior”.

Diante da repercussão causada pela conversa com a jornalista Mônica Bergamo, Sergio Bermudes explicou que falava em “nome próprio e de nenhuma forma em nome da Vale”.

A companhia também se pronunciou por meio de nota tentando se distanciar das declarações do advogado de defesa. “A Vale esclarece que não autorizou nem autoriza terceiros, inclusive advogados contratados, a falar em seu nome. A Vale volta a ressaltar, de forma enfática, que permanecerá contribuindo com todas as investigações para a apuração dos fatos e que esse é o foco da sua diretoria, juntamente com o apoio às família atingidas”.

Especialistas citam barateamento da produção da companhia comandada por Fabio Schvartsman

A mineradora teve 11,8 bilhões de reais bloqueados para garantir o pagamento de indenização às famílias das vítimas do desastre em Brumadinho. Os pedidos são da Justiça de Minas Gerais, da Advocacia Geral do Estado (AGE) e do Ministério Público (MP-MG). A Vale anunciou a suspensão do pagamento de dividendo e bônus para grupos de executivos.

Na tarde desta segunda-feira (28), as ações da empresa na Bolsa de Valores de São Paulo chegaram a registrar queda de 23%.

Publicidade

Fotos: foto 1: Reuters/Adriano Machado/EBC/Reprodução/foto 2: EBC/foto 3: EBC/foto 4: Reprodução/foto 5: EBC 


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
CEO da Dr. Cannabis fala sobre os benefícios da cannabis medicinal