Debate

Agora é lei em Nova York: Banheiro masculino precisa ter trocador de fraldas

por: Vitor Paiva

Os sintomas da desigualdade de gênero podem ser percebidos em nossas ações mais cotidianas, e um exemplo mais claros e diretos da diferença de tratamento cultural entre homens e mulheres são os trocadores de fralda em banheiros públicos: é praticamente impossível encontrar um em um banheiro masculino.

No estado de Nova York, nos EUA, porém, uma nova lei determina que, a partir de 2019, todos os banheiros públicos masculinos também contem com espaço para que os pais possam trocar as fraldas de seus filhos.

Para além de combater a imposição simbólica de que cuidar dos filhos seria uma tarefa exclusivamente feminina, a ausência de trocadores em banheiros masculinos efetivamente impede que homens possam devidamente trocar as fraldas de seus filhos. Com a lei, aprovada pelo governador Andrew Cuomo, prédios públicos, restaurantes e parques devem fornecer o espaço nos banheiros masculinos e femininos, e ainda oferecer um local disponível para ambos os gêneros.

Exemplo de trocador em banheiro

A novidade já havia sido aprovada como lei federal pelo então presidente Barack Obama em 2016, mas só agora será posta em prática no estado de Nova York. Segundo o senador Brad Hoylman, propositor inicial da lei no estado, a importância da mudança vai além da relação somente entre homens e mulheres.

Donte Palmer, um pai que realizou uma campanha na internet pelos trocadores em banheiros masculinos

“Estamos dando um passo importante em reconhecer mudanças nas normas de maternidade e paternidade, incluindo uma geração de pais gays como eu que não precisarão mais trocar as fraldas dos filhos no chão dos banheiros porque não há trocadores disponíveis no banheiro masculino”, afirmou.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Vídeo reúne 10 piadas de ‘Friends’ que seriam um fiasco na TV hoje em dia