Os sintomas da desigualdade de gênero podem ser percebidos em nossas ações mais cotidianas, e um exemplo mais claros e diretos da diferença de tratamento cultural entre homens e mulheres são os trocadores de fralda em banheiros públicos: é praticamente impossível encontrar um em um banheiro masculino.
No estado de Nova York, nos EUA, porém, uma nova lei determina que, a partir de 2019, todos os banheiros públicos masculinos também contem com espaço para que os pais possam trocar as fraldas de seus filhos.

Para além de combater a imposição simbólica de que cuidar dos filhos seria uma tarefa exclusivamente feminina, a ausência de trocadores em banheiros masculinos efetivamente impede que homens possam devidamente trocar as fraldas de seus filhos. Com a lei, aprovada pelo governador Andrew Cuomo, prédios públicos, restaurantes e parques devem fornecer o espaço nos banheiros masculinos e femininos, e ainda oferecer um local disponível para ambos os gêneros.

Exemplo de trocador em banheiro
A novidade já havia sido aprovada como lei federal pelo então presidente Barack Obama em 2016, mas só agora será posta em prática no estado de Nova York. Segundo o senador Brad Hoylman, propositor inicial da lei no estado, a importância da mudança vai além da relação somente entre homens e mulheres.

Donte Palmer, um pai que realizou uma campanha na internet pelos trocadores em banheiros masculinos
“Estamos dando um passo importante em reconhecer mudanças nas normas de maternidade e paternidade, incluindo uma geração de pais gays como eu que não precisarão mais trocar as fraldas dos filhos no chão dos banheiros porque não há trocadores disponíveis no banheiro masculino”, afirmou.
