Inspiração

Aposentado de 81 anos é aprovado em universidade pública e inicia terceira graduação

por: Vitor Paiva

A educação necessariamente nos leva à saúde, e não só na infância ou juventude – essa é uma máxima fundamental para a vida toda. Foi tal convicção que levou o jovem Antônio Tunouti a prestar o vestibular aos 81 anos. Com sua entrada no curso de Letras da Universidade Estadual de Londrina, Antônio se tornou o mais velho concorrente a ser aprovado.

Antônio Tunouti

“Resolvi prestar vestibular porque é melhor ver um velho caduco na faculdade do que na rede hospitalar”, ele brinca. Seu conhecimento, porém, não é brincadeira: para a prova, Antônio não retornou aos livros para o vestibular, e utilizou o conhecimento que adquiriu ao longo da vida para ser aprovado. O resultado lhe trouxe a felicidade não só de entrar na Universidade, mas de confirmar sua intocável saúde mental – que seus “neurônios ainda estão funcionando”, como ele mesmo afirmou.

Esse será o terceiro diploma do novo calouro de letras – que se formou em Farmácia em 1959 pela Federal do Paraná, e em direito na própria UEL, em 1974. Depois de 20 anos como aposentado e quatro anos sem trabalhar, mas o descanso começou a lhe cansar – e ele decidiu que era hora de voltar aos estudos. E não para por aí: além do próprio curso, ele agora pretende escrever um livro sobre o norte do Paraná, contando a história da região. A vida, afinal, está sempre somente começando.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Garotinho decide ajudar vítimas de furacão com dinheiro que juntou para ir à Disney