Design

Bauhaus celebra 100 anos com criação de dois novos museus

por: Mari Dutra

Em 2019 se comemoram os 100 anos da Bauhaus, a escola de arte e design pioneira no mundo. Para marcar a data, rolou uma exposição no Sesc Pompeia e ela também foi motivo para a criação de dois novos museus em Weimar e Dessau, na Alemanha. As cidades escolhidas para os espaços culturais são as mesmas que sediaram as atividades da Bauhaus há um século.

Museu Bauhaus Weimar já tem data marcada para abertura: dia 6 de abril de 2019. O local levou três anos para ser construído e irá concentrar a mais antiga coleção de objetos da escola, título que antes pertencia ao Museu Bauhaus de Theaterplatz, fechado há 1 ano.

O teaser da abertura do espaço vai deixar os designers pirados na novidade:

No dia 8 de setembro, é a vez do Museu Bauhaus Dessau abrir suas portas. O foco do espaço será na diversidade de aprendizados, além de resgatar a memória dos clássicos da escola.

O projeto arquitetônico do novo museu ficou a cargo do estúdio addenda architects, cuja ideia se destacou entre mais de 800 proponentes. A proposta é de um edifício quadrado suspenso em que as exposições sobre a escola ficariam localizadas no segundo piso, enquanto o térreo seria composto de uma área transparente, que daria espaço a mostras temporárias.

Interessados em conhecer o museu de Dessau também podem aproveitar e se hospedar nos antigos quartos que pertenciam à Bauhaus. Já pensou?

Espia só algumas imagens do local:

Leia também: Agora é possível baixar gratuitamente o material da Escola Bauhaus

Publicidade

Fotos: Divulgação


Mari Dutra
Especialista em conteúdos digitais, Mariana vive na Espanha, de onde destila textos sobre turismo, sustentabilidade e outros mistérios da vida. Além de contribuir para o Hypeness desde 2014, também compartilha roteiros e reflexões mundo afora no blog e no Instagram do Quase Nômade.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Com 2.287 peças, Lego recria o Mundo Invertido de ‘Stranger Things’