Debate

Brasil quer reduzir 144 mil toneladas de açúcar nos alimentos em 4 anos

por: Gabriela Glette

O Brasil é um dos países que mais consome açúcar no mundo, cerca de 80 gramas por dia, o equivalente a 18 colheres de chá. O recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de que o consumo diário não ultrapasse as 50 gramas, embora o ideal seja apenas 25. Diante dessa questão, o governo federal assinou um acordo com a indústria alimentícia para eliminar 144 mil toneladas de açúcar até 2022.

diminuir o açúcar 1

Embora a maior parte do consumo de açúcar seja adicionado à comida, 36% vem de alimentos industrializados. De extrema importância, a medida irá ajudar a diminuir o índice de doenças, como obesidade, hipertensão e diabetes, responsáveis por um altíssimo número de mortes no mundo inteiro. Os fatores de risco são o sedentarismo e, sobretudo a má alimentação, sendo que o açúcar ganha destaque, já que está presente em grande parte dos alimentos industrializados.

diminuir o açúcar 2

O objetivo é eliminar o produto aos poucos nas cinco categorias de doces mais consumidos pela população: até 2022, bolos deverão reduzir até 32,4% da quantidade de açúcar; misturas para bolos, 46,1%; bebidas açucaradas, 33,8%; produtos lácteos, 53,9%; achocolatados, 10,5%; e os biscoitos, 62,4%.

diminuir o açúcar 3

Esta não é a primeira vez que o Brasil se compromete a melhorar a alimentação de sua população, já que de 2011 para cá um acordo parecido ajudou a reduzir 17 mil toneladas de sódio entre 2012 e 2016. A partir da iniciativa, o país será um dos primeiros no mundo a criar uma parceria com a indústria para a redução no uso de açúcar.

Publicidade

Fotos: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Jogar drogas pela descarga está deixando os jacarés viciados nos EUA, afirma polícia