Ciência

Campo magnético da Terra começa a se comportar de forma imprevista e intriga cientistas

por: Redação Hypeness

Lembra quando mencionamos aqui 33 coisas que vão acontecer no universo nos próximos bilhões de anos? Pois é, o que os cientistas não esperavam era por essa novidade: o campo magnético da Terra começou a se comportar de uma forma bem estranha

Os fãs do mundo de Beakman devem saber que o polo norte magnético muda constantemente de posição. Cientistas não conseguem prever para onde ele irá se movimentar, mas a velocidade em que essa mudança ocorre costumava ser estável. Entretanto, ela tem se tornado cada vez mais veloz nos últimos 10 anos, quando tem se movido do Canadá em direção à Sibéria.

Há um problema na inconstância: com base nessa localização, cientistas criam uma espécie de mapa em quatro dimensões que descreve o campo magnético no espaço e no tempo. Esse mapa é conhecido como “Modelo Magnético Mundial” e, em condições normais, dura cerca de cinco anos antes de precisar ser atualizado.

O último modelo foi composto em 2015 e deveria ser atualizado apenas em 2020. Porém, graças às mudanças imprevistas no campo magnético da Terra, ele precisará ser alterado já no final deste mês.

Isso acontece porque o modelo serve como base para diversas tecnologias de navegação, que vão desde o Google Maps até os complexos controles de rotas de navios. Se o sistema estiver errado, é possível que ocorram erros de navegação.

Ninguém sabe ainda o que causou essas mudanças imprevistas. Entretanto, pesquisadores da Universidade de Leeds têm um palpite. Em um artigo publicado na Nature Geoscience em 2017, eles sugerem que a movimentação do pólo norte possa estar relacionada a um jato de ferro líquido se mexendo sob a superfície da Terra na região do Canadá, o que pode enfraquecer o campo magnético canadense e fazer com que ele se mova em direção à Sibéria.

Leia também: Estudo pioneiro revela de que maneira os pássaros veem o campo magnético da Terra

Publicidade

Fotos: Domínio Público


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Seu pet pode pegar covid-19. Mas isso não quer dizer animais transmitem a doença