Ciência

China pousa sonda no lado afastado da Lua e pretende produzir batatas e ovos

por: Redação Hypeness

A sonda chinesa Chang’e-4 realizou o primeiro pouso da história no lado afastado da Lua. O feito dos chineses foi recebido com entusiasmo por agências espaciais.

A aterrissagem aconteceu às 0h26, no horário de Brasília e foi confirmada pela televisão estatal chinesa, a CGTN.

O lado afastado da Lua é um local cercado de mistério. Ele está ‘de costas para a Terra’. Ou seja, não há uma linha direta de comunicação. Com isso, o programa espacial chinês teve que lançar, em maio, um satélite para viabilizar o contato, obtendo um ‘ponto de equilíbrio’ entre as gravidades terrestre e lunar, que fica além da Lua.

O programa espacial chinês saiu na frente

Jim Bridenstine, administrador da Nasa, reconheceu o sucesso da missão chinesa pelo Twitter. “Parabéns à equipe da Chang’e-4, da China, pelo que parece ser um pouso bem-sucedido no lado afastado da Lua. Esta é uma primeira vez para a humanidade e uma realização impressionante!”

Os chineses pretendem ver se é possível plantar batatas em solo lunar

Chang’e-4 tem arquitetura similar ao projeto da Chang’e-3, que pousou com o jipe Yutu no lado próximo da Lua, em 2013. A missão de 2019 prevê uma expedição na região polar sul da Lua, com atenção para a cratera Von Kármán.

Um radiotelescópio vai fazer observações no único local do Sistema Solar livre da interferência de rádio das transmissões artificiais na Terra. Por fim, um experimento biológico vai ver se sementes de plantas, batatas e ovos de bichos-de-seda podem vingar, mesmo que temporariamente, na Lua. Para isso, eles serão envolvidos por um invólucro com ar e controle térmico.

Publicidade

Fotos: Divulgação/CNSA


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Esta película para telhados substitui o ar condicionado sem consumir energia