Diversidade

‘Lésbica’: conheça a poética e mitológica origem da palavra

Gabriela Glette - 29/01/2019 | Atualizada em - 13/12/2019

Utilizamos muitas palavras e expressões sem saber suas origens. Por exemplo, você sabe de onde vem o termo ‘lésbica’? Safo foi uma poetisa, nascida em 630 a.C , que viveu na ilha de Lesbos – na Grécia. Até onde sabemos, ela foi a primeira pessoa que escreveu sobre o amor e sexo entre mulheres. Apesar de também ter se relacionado com homens, seu nome acabou originando a palavra ‘lésbica’, que vem do latim lesbius e faz referência aos habitantes da ilha de Lesbos.

origem termo lésbica 1

Uma mulher fora da curva e sem medo de ir contra o status quo, ela acabou sendo exilada na Sicília por divergência políticas. Porém, para retornar à capital Mitilene, inaugurou uma escola para mulheres, onde ensinava poesia, música, dança e principalmente, a emancipação social da mulher.

origem termo lésbica 2

Desde estão, o relacionamento amoroso ou sexual entre mulheres foi classificado como lesbianidade e até mesmo safismo. Se, antes mesmo de Jesus nascer, Safo revolucionou a vida das mulheres da época, hoje, mais de 2000 anos depois, as lésbicas continuam sendo guerreiras, lutando contra um sistema limitante, que não somente faz questão de diminuir as mulheres, como ditar suas escolhas sexuais.

origem termo lésbica 3

Publicidade

Fotos: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Marta joga Olimpíadas sem patrocínio e escancara machismo no esporte