Arte

Criador de ‘O Senhor dos Anéis’ ganha megaexposição de sua obra e vida

por: Vitor Paiva

Publicidade Anuncie

Dono da mais sólida obra de fantasia em toda literatura, com milhões de leitores fieis como verdadeiros seguidores de seu universo, o inglês J.R.R. Tolkien deve ser visto com justiça como o pai da literatura de alta-fantasia moderna. Para se ter uma ideia de sua dimensão, afora livros religiosos ou ideológicos, como a Bíblia, o Corão ou o Livro Vermelho de Mao Tsé-Tung, nenhuma obra vendeu mais exemplares em todos os tempos que O Senhor dos Anéis. Publicado em 1954, a obra-prima de Tolkien já ultrapassou a marca de 150 milhões de cópias vendidas. É não só tal legado como a própria vida de Tolkien que entrará em exposição na Morgan Library & Museum, em Nova Iorque.

O escritor inglês J.R.R. Tolkien

Celebrada como “a maior disposição pública de materiais originais de Tolkien em todos os tempos”, a exposição Tolkien: Maker of Middle Earth (Tolkien: Criador da Terra Média, em tradução livre) trará a público o acervo do amado autor inglês diretamente de diversas bibliotecas e instituições para o alcance do público.

Capa original da primeira edição do Hobbit, com indicações manuscritas

Junto de fotos familiares, anotações e outras memorabílias, a exposição mostrará ilustrações originais, mapas e outros projetos para os primeiros desenvolvimentos de obras como O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion.

Acima, manuscrito presente na exposição; abaixo, um dos tantos mapas desenhados por Tolkien

Ao lado dos manuscritos e mapas, as ilustrações são um verdadeiro convite para a mente de um dos mais criativos e celebrados autores do século XX.

Tolkien à época em que lutou na primeira guerra mundial

Através da exposição é possível caminhar ao longo do desenvolvimento de personagens e universos pela pena e as ideias do próprio criador – um dos mais influentes e complexos escritores em todos os tempos, capaz de desenvolver um verdadeiro mundo dentro do mundo, para onde milhões de leitores se transportam a cada leitura.

Algumas das ilustrações criadas por Tolkien para o desenvolvimento do universo de seus livros

A abertura de Tolkien: Maker of Middle Earth será no dia 25 de janeiro, com duração até 12 de maio de 2019.

Publicidade Anuncie

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Nova pérola da arquitetura de NY, colmeia gigante é aberta para visitas de graça