Arte

Criaram um guia para você pintar simulando que é Matisse

por: Gabriela Glette

Se você sempre quis se aventurar no universo da pintura, mas anda sem tempo e dinheiro para fazer um curso nos moldes tradicionais, saiba que alguns artistas estão disponibilizando guias para os aspirantes e interessados começarem a aprimorar suas habilidades artísticas. No manual de pintura, ‘Como Pintar: Um Guia Completo para Aquarelas, Acrílicos e Óleos’, os artistas Angela Gair e Ian Sidaway, compartilham diversos exercícios, como por exemplo, simular a natureza morta do francês Henri Matisse.

guia matisse 1

A ideia principal do livro é que todos são capazes de pintar, se trabalharem rápida e intuitivamente com os pincéis. Utilizando o método ‘alla prima’ de trabalho, do qual uma pintura é finalizada em uma única sessão, a técnica é direta e muitas vezes não exige nenhum esboço, apenas instinto. Tudo o que você irá precisar é de uma tela em branco, algumas cores de tinta acrílica, pincéis e confiança. Vamos começar?

guia matisse 2

1. Faça um pequeno esboço

Esboce os contornos principais da composição utilizando carvão. Assim será fácil de apagar, caso você erre.

guia matisse 3

 

2. Preencha os fundos

Não se preocupe com detalhes. Pinte apenas o fundo, que é o que dará profundidade ao seu quadro.

guia matisse 4

3. Pinte os limões e o vaso

Pinte os limões, o vaso, as flores e folhas na janela e o padrão laranja. Não se preocupe em deixar perfeito, é importante deixar um pouco de espaço branco nas bordas.

guia matisse 5

4. Hora de pintar o padrão no prato e o céu

O céu pode ser feito com a mesma tinta usada para fazer o prato.

guia matisse 7

5. Finalização

Para finalizar, use tinta diluída, espere secar e acrescente linhas onduladas que darão um efeito decorativo único e um aspecto granulado.

guia matisse 8

Muito difícil? Se você quiser dar um toque especial à obra, pode acrescentar tons de cores diferentes ou técnicas que você também já conheça. O importante é soltar a imaginação e deixar que sua intuição trabalhe um pouco sozinha!

Publicidade

Fotos: Kay Gallwey


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Regina King arrasa como 1ª diretora negra com filme no ‘Festival de Veneza’