Arte

Criaram um infográfico maravilhoso a partir do vocabulário dos rappers

23 • 01 • 2019 às 08:22 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

As palavras são os principais instrumentos dos rappers. Partindo de tal pressuposto, o site The Pudding publicou um infográfico completo analisando o vocabulário dos principais artistas internacionais do rap, tendo como ponto de partida a quantidade de palavras tidas como “únicas” ou “singulares” em suas letras. O infográfico teve como material as 35 mil primeiras palavras utilizadas por cada artista sua obra.

A dupla Outkast, uma das campeãs do infográfico

O infográfico aponta, além dos artistas com o vocabulário mais vasto, uma série de conclusões a respeito da história do gênero e de sua condição atual – a própria popularidade dominante do rap no mundo alterou radicalmente a maneira com que as canções são hoje compostas.

Busta Rhymes, outro rapper entre os de maior vocabulário

Os raps que se misturam com outros gêneros, por exemplo, tendem a apresentar um repertório menor de palavras – para além da qualidade das letras.

Wu-Tang Clan

O infográfico foi idealizado em 2014, mas atualizado em 2019 – incluindo 75 novos artistas. O campeão do vocabulário na lista foi Aesop Rock, com 7.879 palavras únicas utilizadas – mas estão próximo ao topo nomes como Busdriver, Wu-Tang Clan, Outkast e Busta Rhymes. O infográfico do The Pudding traz ainda mais informações, comparações e análises – e pode ser acessado em inglês aqui.

Aesop Rock, o grande campeão do vocabulário no infográfico

Publicidade

© fotos: divulgação


Canais Especiais Hypeness