Ciência

Dieta saudável é criada por cientistas para você ajudar a salvar o planeta

por: Vitor Paiva

Cuidar do planeta é simbolicamente cuidar de nós mesmos – não existimos, afinal, sem essa imensa casa na qual vivemos. Saindo do campo simbólico e tornando tal afirmação literal, um grupo internacional de cientistas desenvolveu uma dieta que procura não só a manutenção de nossa saúde e a prevenção de mortes prematuras, como também uma produção sustentável de alimentos e, por fim, a salvação do planeta.

Batizada de “Dieta da saúde planetária”, a pesquisa foi publicada no periódico The Lancet e, segundo o relatório, pode prevenir até 11,6 milhões de mortes sem prejudicar o meio ambiente. Baseada numa ingestão consideravelmente maior de frutas, legumes e nozes, a dieta visa reduzir em 50% o consumo de carnes e açucares – sugerindo um pedaço de carne e duas porções de peixe por semana. Além disso, a conclusão científica é da redução do consumo de produtos lácteos para 250 gramas diárias – cerca de um copo de leite, um pouco de queijo ou manteiga e um a dois ovos por semana.

Junto de tais cortes e da redução drástica no consumo de alimentos industrializados o aumento no consumo de vegetais é determinante. “Precisamos de uma revisão significativa, mudando o sistema global de alimentos em uma escala nunca vista antes, de acordo com as circunstâncias de cada país”, disse um dos autores do relatório. Segundo os cientistas, dietas não saudáveis são a principal causa de doenças no mundo – não só das pessoas, mas também do próprio planeta.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Como ela salvou a vida do marido infectado pela ‘pior bactéria do mundo’