Sustentabilidade

Essa ilha à beira de um colapso climático se transformou com o reflorestamento

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

A ilha de Kokota, no arquipélago de Zanzibar, é lar de cerca de 500 pessoas e estava próxima de um colapso climático. Através do reflorestamento, o lugar hoje oferece novas oportunidades a seus habitantes.

Após esgotarem todos os recursos da pequena ilha de apenas 1 quilômetro quadrado, os moradores de Kokota encontravam dificuldades para se alimentar. As árvores do local foram todas colhidas ou desmatadas e, como consequência, o solo e os rios secaram. Para conseguir água potável, era preciso viajar por 15 horas até uma comunidade próxima.

A solução veio da ilha vizinha, Pemba. Por lá, o reflorestamento iniciou em 2008 e auxiliou no resgate da economia e autoestima da população. Era simples perceber que Kokota precisava do mesmo remédio, como mostra uma reportagem da National Geographic.

Quem percebeu o potencial da área foi Mbarouk Mussa Omar, um residente de Pemba que estava visitando amigos em Kokota. Mbarouk trabalhava para uma ONG na área de conservação na Tanzânia e decidiu unir esforços com o canadense Jeff Schnurr, de 21 anos. Juntos, eles criaram a Community Forests International (CFI) e iniciaram o plantio de árvores em Pemba, inspirado em iniciativas canadenses.

Foto: Zach Melanson

As primeiras sementes foram plantadas em Pemba, onde a água era mais abundante. Os  excedentes eram então enviados a Kokota, onde o plantio era feito durante a temporada de chuvas. Após a instalação de sistemas de coleta de água da chuva, o recurso passou a ser mais acessível para os moradores locais.

Entre as árvores plantadas, foram selecionadas frutas e especiarias que se adequassem bem ao clima local, permitindo que a ilha ganhasse também uma possibilidade de exportação de sua agricultura. O objetivo é que as mudanças não sejam apenas ambientais, mas também econômicas – e o resultado foi sentido por 80% da população, que viu seus ganhos aumentarem após o reflorestamento.

Leia mais: Exército da Tailândia ataca seu próprio país com bombas de semente para combater desmatamento

Publicidade

Foto em destaque: Zach Melanson


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ambev inaugurará 31 usinas solares no Brasil até 2020