Viagem

Extremo sul de São Paulo tem 2 rios com água limpa e boa para natação

por: Gabriela Glette

São Paulo é uma das maiores cidades do mundo, a mais populosa do Brasil e principal centro financeiro da América do Sul. Quem conhece a metrópole dificilmente imagina que ainda é possível tomar banho de rio (com água própria para banho, diga-se de passagem!), mas saiba que no extremo sul de sampa existem 2 rios limpos, que fazem parte do Polo de Ecoturismo de São Paulo.

rio limpo são paulo 1

Durante os finais de semana de calor, centenas de famílias aproveitam suas águas para se refrescar nos rios Monos e Capivari, localizados nas regiões de Parelheiros e Marsilac. A área, formada pela Mata Atlântica e atravessada pela Serra do Mar, é certificada como Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, verdadeiro patrimônio, que necessita ser preservado.

rio limpo são paulo 2

Segundo a Prefeitura de São Paulo, além dos 2 rios a região ainda abrange 9 cachoeiras, também liberadas para banho. O local é morada de diversas espécies, como onças, jaguatiricas, jararacas, corais, antas e preguiças, conta com oito aldeias indígenas Guarani, pesqueiros, mirantes e agências de turismo que atuam em conjunto, de forma comunitária e sustentável.

rio limpo são paulo 3

Desde 2014, quando um Plano Diretor começou a ser implantado, esta área foi enquadrada como Zona Rural, uma maneira de proteger o ecoturismo, preservar a agricultura, natureza e, sobretudo, impedir a expansão horizontal. Se você vive em São Paulo, aproveite!

rio limpo são paulo 4

rio limpo são paulo 5

Publicidade

Fotos: Marcelo Brandt / G1


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Weedmaps Museum: museu dedicado à maconha é inaugurado em Los Angeles