Inovação

Itaipu E-400: o primeiro carro elétrico brasileiro lançado pela Gurgel nos anos 1980

por: Redação Hypeness

Se hoje os carros elétricos estão ganhando cada vez mais espaço, já na década de 1970 o Brasil fabricava o seu primeiro modelo, o Itaipu, da Gurgel Motores. O minicarro com capacidade para 2 passageiros foi o primeiro carro elétrico desenvolvido na América Latina, porém os tempos eram outros e ele acabou não sendo fabricado em série.

gurgel itaipu 1

Apresentado pela primeira vez ao público no Salão do Automóvel de São Paulo – em 1974, o modelo acabou servindo de base para o E-400, um utilitário produzido entre os anos de 1981 e 1982, considerado o primeiro carro elétrico produzido em série no Brasil.

gurgel itaipu 2

Nas categorias furgão e picape, apesar de inovador apresentava alguns problemas, como baixa autonomia e demora na recarga das 8 baterias, que durava entre 6 e 8 horas. Por isso, ele acabou sendo vendido em poucas quantidades e passou batido por muita gente, que nem sequer ouviu falar no revolucionário modelo.

gurgel itaipu 3

Publicidade

Fotos: Gurgel 800


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Deepfake assustador substitui Jack Nicholson por Jim Carrey em ‘O Iluminado’