Ciência

Legalização da maconha reduz acidentes de carro relacionados a drogas, diz estudo

por: Mari Dutra

Quanto mais a gente estuda, mais se surpreende. Uma nova pesquisa indica que a legalização da maconha medicinal foi responsável pela redução de acidentes de carro relacionados ao uso de drogas.

Conduzido pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Colúmbia, o estudo aponta que os estados americanos que legalizaram o uso medicinal da maconha experimentaram uma redução no número de acidentes de carro relacionados ao consumo de opióides.

Os pesquisadores realizaram uma análises de uso de opióides entre os motoristas com idades de 21 a 40 anos que haviam sido vítimas de acidentes fatais em estados que liberam o uso medicinal da maconha em comparação com os dados dos mesmos estados antes de que a liberação entrasse em vigor.Foram reunidos dados de 1993 a 2013 englobando 18 estados americanos.

As descobertas foram publicadas no American Journal of Public Health. A faixa etária da amostra se deve ao fato de que é necessário ter pelo menos 21 anos para ter acesso a tratamentos a base de cannabis e a maioria dos pacientes têm menos de 45 anos, como explica o site da universidade.

Esperamos que as conseqüências adversas do uso de opióides diminuam com o tempo nos estados em que o consumo de maconha medicinal é legal, já que os indivíduos substituem opióides por maconha no tratamento da dor grave ou crônica“, comentou o autor do estudo, June H. Kim.

Publicidade

Fotos via Unsplash


Mari Dutra
Especialista em conteúdos digitais, Mariana vive na Espanha, de onde destila textos sobre turismo, sustentabilidade e outros mistérios da vida. Além de contribuir para o Hypeness desde 2014, também compartilha roteiros e reflexões mundo afora no blog e no Instagram do Quase Nômade.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Imagens mostram como pássaros enxergam o mundo em comparação com humanos