Debate

Lei permite que alemães se identifiquem como pessoas do terceiro gênero

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Alemães intersexuais vão poder se identificar como pessoas de terceiro gênero. A decisão é uma resposta do legislativo a uma sentença do Tribunal Constitucional, que qualificou de discriminatória a exigência da identificação de intersexuais como pessoas do sexo masculino ou feminino.

A lei entrou em vigor no primeiro dia de 2019 e o direito vai estar presente no registro civil e documentos de identidade. A medida foi aprovada pelo Bundestag ainda em dezembro.

Embora tenha efeitos positivos, a lei foi recebida com ressalvas

Mesmo com o passo em favor do combate ao preconceito, a Associação de Gays e Lésbicas (LSDV) classifica a lei como insuficiente. Para órgão, o problema é que as pessoas que desejam se registrar como pertencentes ao terceiro gênero, precisam apresentar um certificado médico.  

Para a LSDV, isso reduz a identificação de gênero a características físicas objetivas, sem levar em conta fatores sociais e psicológicos. A intersexualidade acontece quando não existe uma definição clara do gênero no sentido fisiológico e anatômico.

 

Publicidade

Foto: EBC/Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Namorada de Rafael Miguel desabafa sobre acusações de tirar proveito