Inspiração

Lei que torna todos os maiores de 18 anos doadores de órgãos gera polêmica na Islândia

por: Redação Hypeness

Desde o dia 1º de janeiro, todos os islandeses se tornaram doadores de órgãos. A medida é parte de uma lei aprovada em junho de 2018 na Islândia, que assume que todas as pessoas sejam doadoras, exceto quando declararem explicitamente o contrário.

Antes da lei, os islandeses precisavam declarar-se doadores de órgãos, uma atitude feita por apenas cerca de 10% da população, segundo informações do Icelandic Review.

Protótipo de coração. Foto: Robina Weermeijer

Com a entrada em vigor da nova legislação, acredita-se que o número de pessoas interessadas em tornar-se doadores aumente ao mesmo tempo em que preserva o direito daqueles que, por alguma razão, não querem doar seus órgãos. Cidadãos que desejam ser retirados da lista de doadores precisam preencher um formulário online do Departamento de Saúde islandês.

A legislação difere da aplicada no Brasil, em que a doação é feita apenas após a autorização familiar. Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, cerca de metade das famílias não concorda que sejam retirados os órgãos e tecidos do ente falecido para doação. Portanto, é imprescindível comunicar seus parentes sobre o interesse em se tornar um doador.

Leia também: Esta menina de 13 anos ajudou um recorde de 8 pessoas a se manterem vivas ao doar seus órgãos

Publicidade

Foto em destaque: Evan Kirby


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Hugh Jackman grava vídeo para menino com nanismo vítima de bullying