Sustentabilidade

Marcas gigantes se unem para criar plataforma lixo-zero e acabar com descartáveis

30 • 01 • 2019 às 05:51
Atualizada em 04 • 02 • 2019 às 19:47
Mari Dutra
Mari Dutra Criadora do Quase Nômade, contadora de histórias, minimalista e confusa por natureza, com os dois pés (e um pet) no mundo. Chega mais perto no Instagram.

Produzir menos lixo depende de nós, mas grandes marcas já estão de olho nessa preocupação. A Loop é uma iniciativa criada por algumas gigantes da indústria para nos ajudar a solucionar esse problema e acabar de vez com os descartáveis.

Não vamos nos enganar: o mais sustentável é sempre comprar localmente e, de preferência, com o mínimo de embalagens possível (mesmo que elas sejam reutilizáveis). Mesmo assim, nem todo mundo está disposto a mudar seus hábitos de consumo e trocar a facilidade de uma grande loja pela busca por alternativas mais ecológicas. É aí que entra a Loop.

A iniciativa busca fazer com que qualquer pessoa possa evitar descartáveis. A grande sacada está em transformar essa atitude em algo prático e sem custos extras. Para isso, marcas como Häagen-Dazs, Pantene, Oral-B, Gillette, Dove, Axe, Hellmann’s, entre outras se uniram e, com o auxílio da TerraCycle, investiram em embalagens que podem ser reutilizadas até 100 vezes.

Com a criação da Loop, a proposta é testar um sistema que funcione de maneira similar à forma como eram feitas as entregas de leite antigamente. A diferença é que, ao invés de levar apenas garrafinhas de leite, as marcas irão entregar embalagens de sorvete, lâminas de barbear, produtos de higiene e outros itens usados no dia a dia.

A plataforma começa a funcionar em modelo de testes nesse outono (primavera no hemisfério norte) nos Estados Unidos e na França. Nos dois países, os clientes poderão realizar encomendas através de um site específico, pagando um depósito reembolsábel pelos custos da embalagem. Ao terminar de utilizar os produtos, basta solicitar a retirada das embalagens ou fazer uma nova compra.

Em um primeiro momento, tudo será feito pela internet e, dependendo do valor gasto na plataforma, a entrega e a retirada serão gratuitas. De acordo com a FastCompany, há planos de levar a iniciativa também para lojas físicas, embora ainda não exista uma data programada para a expansão.

Ainda que não faça parte das empresas envolvidas com a Loop, a Nestlé já anunciou que planeja que 100% de suas embalagens sejam recicláveis ou retornáveis até 2025. A partir de fevereiro deste ano, a empresa já deixará de utilizar canudos plásticos em suas bebidas e há planos de investir em embalagens compostáveis no futuro próximo.

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