Empreendedorismo

McDonald’s perde registro do Big Mac na Europa para rede irlandesa

por: Vitor Paiva

Publicidade Anuncie

Bastante comum em sobrenomes na Irlanda, o prefixo “Mac” ou “Mc”, que quer dizer “filho” é por lá utilizado em diversos nomes de lojas, empresas e outras marcas. “Big Mac”, porém, é exclusivamente o nome do mais famoso sanduíche do mundo por lá assim como em todo o planeta – ou era: uma pequena rede irlandesa de lanchonetes acaba de ganhar um processo que simplesmente retirou o registro de propriedade intelectual sobre o nome das mãos do McDonald’s. Os direitos sobre o nome “Big Mac” na comunidade europeia, portanto, não são mais da maiores rede de fast food do mundo.

O processo foi movido pela Supermac’s, que acusou o McDonald’s de pressionar e controlar os concorrentes através de sua política de registrar marcas. Um exemplo utilizado por Pat McDonagh, fundador da pequena rede irlandesa, é do registro da marca “SnackBox” pela gigante multinacional: segudo McDonagh, esse é um dos produtos mais populares de suas lanchonetes, e que, mesmo após registrar o nome, o McDonald’s jamais comercializou nada utilizando tal marca. O processo corria desde 2017.

Acima, loja do McDonald’s; abaixo, filial da Supermac’s – ambas em Dublin, na Irlanda

Segundo o Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia, as provas apresentadas pela gigante norte-americana foram insuficientes para manter a exclusividade do uso da marca “Big Mac”. Foram levadas à corte dados de vendas do sanduíche entre 2011 e 2016, folhetos, cartazes, publicidades, capturas de telas de sites e até mesmo o artigo na Wikipédia sobre o sanduíche.

Um porta-voz do McDonald’s afirmou, porém, que a rede é titular do nome e pode exigir exclusividade, e que, é claro, a empresa irá entrar com um recurso.

Publicidade Anuncie

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Hambúrguer, jujubanza e chimarronha: 7 produtos de maconha que são uma brisa psicodélica