Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Bastante comum em sobrenomes na Irlanda, o prefixo “Mac” ou “Mc”, que quer dizer “filho” é por lá utilizado em diversos nomes de lojas, empresas e outras marcas. “Big Mac”, porém, é exclusivamente o nome do mais famoso sanduíche do mundo por lá assim como em todo o planeta – ou era: uma pequena rede irlandesa de lanchonetes acaba de ganhar um processo que simplesmente retirou o registro de propriedade intelectual sobre o nome das mãos do McDonald’s. Os direitos sobre o nome “Big Mac” na comunidade europeia, portanto, não são mais da maiores rede de fast food do mundo.
O processo foi movido pela Supermac’s, que acusou o McDonald’s de pressionar e controlar os concorrentes através de sua política de registrar marcas. Um exemplo utilizado por Pat McDonagh, fundador da pequena rede irlandesa, é do registro da marca “SnackBox” pela gigante multinacional: segudo McDonagh, esse é um dos produtos mais populares de suas lanchonetes, e que, mesmo após registrar o nome, o McDonald’s jamais comercializou nada utilizando tal marca. O processo corria desde 2017.
Acima, loja do McDonald’s; abaixo, filial da Supermac’s – ambas em Dublin, na Irlanda
Segundo o Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia, as provas apresentadas pela gigante norte-americana foram insuficientes para manter a exclusividade do uso da marca “Big Mac”. Foram levadas à corte dados de vendas do sanduíche entre 2011 e 2016, folhetos, cartazes, publicidades, capturas de telas de sites e até mesmo o artigo na Wikipédia sobre o sanduíche.
Um porta-voz do McDonald’s afirmou, porém, que a rede é titular do nome e pode exigir exclusividade, e que, é claro, a empresa irá entrar com um recurso.
Publicidade
“Todo mundo tem que estudar um pouco de marketing” Se você conhece algum publicitário ou empreendedor você com...
Snoop Dogg mais uma vez surpreendeu, dessa vez no festival Coachella que acontece agora em abril no Deserto da...
O Outback vai disponibilizar um combo especial de refeição para quem visitar a rede de restaurantes neste fim de...
Os jovens nascidos a partir de 1995 já fazem parte de outra geração. O tempo dos Millennials foi ficando para trás...
Black Friday foi um termo criado pelo varejo americano pra nomear um dia especial que rola sempre na quarta semana de...
Aussie decidiu quebrar as barreiras do convencional para levar o público a abraçar as raízes australianas que...
Aos estudantes interessados em empreendedorismo social, a Universidade de San Diego, na Califórnia, abriu inscrições...
Nós já falamos aqui no Hypeness sobre uma pulseira inovadora que te ajuda a ter uma vida mais saudável. A Nike...
Muito legal o guia "Dois por um - ame a sua cidade" que agora está em sua segunda edição no Brasil, mas que já...