Arte

Melancolia: a arte esquecida do design de fitas cassetes

por: Gabriela Glette

Não podemos negar que a tecnologia facilita, e muito, as nossas vidas e vem nos transformando em uma sociedade mais minimalista, já que não precisamos mais comprar CD’s para escutar música, por exemplo. Os serviços de streaming disponíveis no mercado permitem com que tenhamos praticamente todos os álbuns do mundo em apenas um lugar: nosso smartphone. Porém, precisamos ser justos com a incrível e criativa arte nas fitas cassetes, que nos acompanharam tão bem no final do século passado.

arte fita cassete 1

Não interessa se nelas cabiam no máximo 90 minutos de música, o áudio não era tão bom e a praticidade, muito menos. O que importa é a saudade que fica de um tempo onde as coisas eram mais simples e que para voltar na sua faixa preferida, era preciso rebobinar a fita com o próprio dedo. Naquela época éramos livres para criar o design que queríamos em nossa coleção de fitas cassetes e é esta arte que Steve Vistaunet faz questão de homenagear em seu Pinterest.

arte fita cassete 2

Só quem viveu nos anos 1980 e 1990 conheceu o período onde era possível gravar sua própria fita, criar sua própria arte e separar sua caixinha de cassetes por cores e estilos. Com o tempo ela foi perdendo o uso, mas música e nostalgia sempre caminharam lado a lado e, estas fotos são verdadeiros convites para estimularmos nossa memória afetiva.

arte fita cassete 3

arte fita cassete 4

arte fita cassete 7

arte fita cassete 8

arte fita cassete 9

arte fita cassete 11

Publicidade

Fotos: Steve Vistaunet


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
 7 bandas afro-colombianas que foram sucesso em 2019 para você ouvir