Ciência

Metade das pessoas alérgicas a alimentos não são alérgicas, aponta estudo

por: Gabriela Glette

Publicidade Anuncie

Algumas pessoas passam a vida inteira sem comer determinado alimento por acharem que são alérgicas a ele, quando na verdade não são. Isso é o que pesquisadores da Northwestern University, nos Estados Unidos, constataram.

Depois de aplicarem um questionário com mais de 40 mil pessoas que se diziam alérgicas a alguma coisa, o resultado é que metade dos indivíduos que diziam ter alguma alergia alimentar na verdade não sofria desse problema.

alergia alimentar 1

No questionário, os cientistas pesquisaram sobre um conjunto de sintomas específicos, como inchaço, vermelhidão, vômitos, dificuldade respiratória e tontura, que de fato caracterizam a presença de alergia.

Quase metade dos participantes da pesquisa disse que já foi parar no hospital por causa disso, sendo que as alergias mais comuns eram a trigo, frutos do mar, soja, leite, amendoim, nozes e peixe.

alergia alimentar 2

O resultado surpreende, já que mais de 20 mil pessoas acreditavam ter alergia a algum alimento, quando na verdade, ou ingeriram algo estragado e passaram mal ou, estavam confundindo alergia com intolerância alimentar, cujos sintomas costumam ser mais leves. Esta pesquisa abre espaço para algumas reflexões, como por exemplo o autodiagnóstico.

alergia alimentar 3

Intolerâncias e alergias alimentares são coisas sérias, portanto, não fique no ‘achismo’ e procure um médico.

Publicidade

Fotos: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Júpiter poderá ser visto até a olho nu em Junho; saiba mais