Arte

Monet, Van Gogh, Da Vinci… Museu Nacional dos EUA libera 45 mil obras para download

por: Vitor Paiva

As portas do paraíso se abrem para pesquisadores e amantes da arte quando uma grande instituição libera uma parte grande de seu acervo para download gratuito na internet.

Depois do museu holandês Rijksmuseum digitalizar 250 mil obras, do museu Van Gogh colocar mais de 1000 obras para serem baixadas de graça e de um museu de Los Angeles disponibilizar mais de 20 mil trabalhos, agora é a vez da National Gallery of Art, de Washington, nos EUA, liberar mais de 45 mil obras para download.

 Um exemplo do que está disponível você encontra aqui. O resto, vai depender das suas buscas no acervo virtual do museu.

National Gallery of Art, em Washington

As imagens foram disponibilizadas em alta qualidade, e o site da instituição oferece a busca por título, autor e época, entre outros filtros possíveis. Selecionada a imagem, basta escolher o download em baixa ou em alta resolução – no caso da alta, oferecida em 1200, 2000 ou 4000 pixels, é necessário realizar um cadastro sem nenhum custo.

“Self-portrait”, de Vincent van Gogh

“Ginevra de Benci”, de Leonardo da Vinci

Entre as imagens disponibilizadas, destacam-se obras de Claude Monet, Vincent van Gogh, Luca Giordano, Sir Peter Paul Rubens e Leonardo da Vinci, entre muitos outros. Localizado na capital americana, o National Gallery of Art é um dos maiores museus do país. Fundado em 1937, o local se mantém até hoje aberto ao público com entrada gratuita.

“The Japanese Footbridge”, de Claude Monet

“The Fall of Phaeton”, de Sir Peter Paul Rubens

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
5 pinturas alegóricas famosas e seus significados ocultos desvendados