Inspiração

Mulheres foram 76,4% das notas máximas de redação do Enem 2018

por: Redação Hypeness

O Enem de 2018 foi das mulheres. Dúvida? Então, lide com a notícia de que das 55 redações com nota mil no Exame Nacional do Ensino Médio, 42 foram escritas por candidatas do sexo feminino. Nada menos que 76,4% das notas máximas. 

O perfil das alunas foi divulgado pelo Inep e a idade média do grupo é de 18,9 anos. Rio de Janeiro e Minas Gerais, com 14 cada, são os estados com o maior número de pessoas com nota máxima na redação.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram corrigidas 4,1 milhões de redações do Enem, sendo que 81 mil conseguiram notas entre 900 e mil. Apenas 55, quase todas escritas por mulheres, atingiram a pontuação máxima. E os homens? Os pleiteantes do sexo masculino respondem por 13 notas mil.

Voa, Gabi!

Gabriela Correa de Araújo é uma das 55 pessoas nota mil. A jovem moradora de Toledo, no Paraná, conversou com o jornal O Globo sobre o feito. “Estudei em casa e tirei mil”.

A estudante escreveu sobre um tema atualíssimo, Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

“Era um tema que eu estava batendo na tecla faz tempo, pensando muito. Juntei um pouco sobre a questão dos dados e ditadura. Falei que estamos vivendo em uma ditadura dos dados e não estamos percebendo. Já tinha estudado muito sobre isso, era algo que estava acontecendo e sendo discutido”, relatou Gabriela.

Gabi, de 21 anos, espera agora o próximo dia 22, quando serão ofertadas vagas para inscrições no Sisu, sistema facilitador do acesso ao ensino superior. Outro destaque é uma adolescente de 15 anos, de Aracaju, a mais nova a obter pontuação máxima. A mais velha foi uma mulher de 31 anos, lá de Fortaleza.

O Sudeste registrou o maior número de notas mil, 33 ao todo. Em seguida vem o Nordeste, com 14. A terceira região é o Centro-Oeste, cinco notas máximas. No Norte, duas pessoas. E por fim o Sul, com uma nota mil.

 

Publicidade

Foto: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Padre usa helicóptero para abençoar cidade e tira nota 10 na quarentena