Design

No Vietnã, biblioteca ensina às crianças os benefícios da aquaponia em um ambiente urbano

por: Gabriela Glette

Publicidade Anuncie

Bibliotecas costumam ser ambientes minimalistas, com prateleiras cheias de livros, mesas, cadeiras e nas mais modernas, poltronas. Com o objetivo de oferecer um ambiente lúdico, instigante e ao mesmo tempo educativo, o objetivo da recém inaugurada biblioteca VAC, no Vietnã, é mostrar às crianças os benefícios da aquaponia, sistema de produção de alimentos que combina a aquicultura convencional com a hidroponia (cultivo em água).

biblioteca Vietnã aquaponia 1

Localizada na cidade de Hanói e projetada pelo escritório de arquitetura – Farming Architects, esta incrível biblioteca é uma imensa estrutura composta por molduras de madeira com vários cubos cheios de livros. No entanto, dentro de quase 600 metros quadrados, ela é um sistema integrado de produção que foi projetado para ensinar às crianças sobre a produção sustentável de alimentos.

biblioteca Vietnã aquaponia 2

De acordo com os arquitetos responsáveis, ela foi projetada para mostrar aos jovens que nós podemos ser completamente auto suficientes mesmo dentro de um contexto urbano. 100% sustentável, a VAC (uma abreviação das palavras vietnamitas para Garden, Pond e Cage), possui vários sistemas aquapônicos, como por exemplo o viveiro de peixes que fornece nutrientes às plantas, que por sua vez purificam a água.

biblioteca Vietnã aquaponia 3

O local também possui diversas galinhas, cujos ovos são usados para refeições e seus resíduos usados como fertilizante para os jardins do centro. Muito mais do que uma biblioteca, um verdadeiro centro de aprendizado!

biblioteca Vietnã aquaponia 4

biblioteca Vietnã aquaponia 5biblioteca Vietnã aquaponia 6

biblioteca Vietnã aquaponia 7

biblioteca Vietnã aquaponia 8biblioteca Vietnã aquaponia 9

biblioteca Vietnã aquaponia 10

biblioteca Vietnã aquaponia 11biblioteca Vietnã aquaponia 12

 

Publicidade Anuncie

Fotos: Thai Thach


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Veja a transformação de 10 vans e ônibus em incríveis e confortáveis casas sobre rodas