Ciência

Noites de suor: 5 causas comuns do suor noturno

por: Vitor Paiva

O suor intenso pode nos acometer nas horas mais inesperadas, e para quem sofre de tal problema, mesmo dormir não é garantia de se estar livre de um ataque de sudorese. É o chamado suor noturno, que pode nos fazer despertar encharcados. Normalmente tal fenômeno é fruto simplesmente do calor, de uma roupa inadequada ou um cobertor excessivamente grosso – mas o suor noturno pode ser também sintoma de outros problemas que merecem nossa atenção.

Se o suor noturno lhe acomete com frequência, é importante descobrir sua causa – e eventualmente até mesmo visitar um médico. Separamos portanto cinco causas médicas mais frequentes para o fenômeno.

1. Apneia do sono

Além do ronco, a apneia pode provocar o suor noturno. As vias respiratórias bloqueadas restringem o fluxo do ar, que provoca o suor excessivo.

2. Menopausa

As variações hormonais durante a menopausa provocam mudanças extremas na temperatura do corpo da mulher. Tal variação pode provocar suores noturnos.

3. Ansiedade

Não basta dormir para os efeitos da ansiedade passarem. Um dia inteiro de ansiedade pode provocar suor noturno mesmo durante o sono.

4. Certas doenças

Tratam-se de casos raros e extremos, mas o suor noturno pode ser sintoma de infecções bacterianas, virais e até mesmo de alguns tipos de câncer. Tais casos são acompanhados, porém, de outros sintomas.

5. Baixo nível de açúcar no sangue

A hipoglicemia pode fazer com que pessoas diabéticas se encharquem de suor durante a noite. O que lembra de outro aspecto importante: ainda que desagradáveis, os suores noturnos são um sinal do corpo – de que algo precisa ser notado e eventualmente tratado.

Muitas pessoas não podem nem pensar em situações de nervosismo que já começam a suar. Tensão, ansiedade e aí você já sabe: o resultado é suadeira pelo corpo. Quer proteção? Então, experimente o Rexona Clinical. Ele protege 3 vezes mais do que os antitranspirantes comuns.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Como os materiais magnéticos podem ajudar a remover o petróleo da água