Ciência

O que é hiperidrose, a doença do suor excessivo

por: Vitor Paiva

Se o suor é uma importante e normal condição de nosso corpo, ajudando a estabilizar e manter nossa temperatura, em algumas pessoas a sudorese excessiva pode se tornar um mal realmente perturbador, capaz de impor situações de embaraço, desconforto e indicadoras de outros problemas periféricos ao próprio suor. Para além dos momentos de calor extremo, atividades físicas, ansiedades ou outros contextos normais, quem sofre de Hiperidrose, ou suor excessivo, costuma transpirar de forma extrema mesmo em situação de repouso.

Existem dois tipos principais de hiperidrose, podendo se dar no corpo topo ou em partes localizadas, como axilas, mãos ou rosto. A Hiperidrose primária focal costuma ter início na infância ou adolescência, geralmente localizada nas mãos, pés, axila, cabeça ou rosto. Quem sofre desse tipo normalmente não sua em repouso ou enquanto dormem.

Já a Hiperidrose secundária generalizada costuma ser causada por uma condição médica ou pelo efeito colateral derivado de um medicamento. Nesse caso, o suor se dá em todo o corpo ou em partes incomuns, e a sudorese acontece também enquanto se dorme. Esse tipo de sudorese excessiva acontece quase sempre na fase adulta.

Existem muitas maneiras para se combater a hiperidrose. É possível utilizar antitranspirantes fortes, alguns tipos de medicamentos, um procedimento chamado lontoforese (que utiliza eletricidade diretamente nas glândulas), uma injeção de toxinas, até mesmo procedimentos cirúrgicos ou lipossucções. Evidentemente que é fundamental consultar um médico para se compreender o melhor tratamento em cada caso.

Muitas pessoas não podem nem pensar em situações de nervosismo que já começam a suar. Tensão, ansiedade e aí você já sabe: o resultado é suadeira pelo corpo. Quer proteção? Então, experimente o Rexona Clinical. Ele protege 3 vezes mais do que os antitranspirantes comuns.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fóssil de Pinguim gigante de 80 quilos é encontrado na Nova Zelândia