Arte

Obra com Ronald McDonald crucificado gera protestos em Israel

por: Gabriela Glette

A arte possui uma característica que ultrapassa a questão da representação do belo, que é e sempre foi ser usada como meio para criticar a sociedade em que está inserida. Por isso não é raro que obras contemporâneas gerem protestos de vez em quando, como o Ronald McDonald crucificado, que incitou uma onda de manifestações violentas, em Israel.

ronald mcdonald crucificado 1

McJesus, do artista Jani Leinonen, retrata o mascote de uma das maiores e mais conhecidas redes de fast food do mundo – Mc Donald’s, crucificado e está exposto no Museu de Arte de Haifa, desde agosto. No entanto, a obra não foi muito bem recebida, já que alguns manifestantes disseram que é injusto zombar apenas do cristianismo e não do judaísmo e do islamismo.

ronald mcdonald crucificado 2

Líderes cristãos condenaram o trabalho, sendo que membros da Igreja já denunciaram a obra, assim como Leinonen, um ativista político finlandês, que pediu que o museu removesse o trabalho, mas não recebeu resposta alguma. E você? O que acha desta obra?

ronald mcdonald crucificado 3

 

Publicidade

Foto 1: Jani Leinonen

Fotos 2 e 3: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Projeto usa realidade virtual para te conectar com a ‘Mona Lisa’, de Leonardo Da Vinci