Debate

Paula iguala racismo a ofensa contra loiras no BBB

por: Redação Hypeness

Não há dúvidas de que Paula é a participante mais polêmica do Big Brother Brasil até aqui. Embora ela já tenha soltado frases de cunho racista e machista, a edição do programa da TV Globo preferiu não mostrar o conteúdo em rede nacional. Ficou restrito aos assinantes do pay-per-view.

Até aqui. Diante da pressão das redes sociais e uma nova fala preconceituosa de Paula, a direção do BBB resolveu exibir as conversas da jovem. Paula promoveu uma reflexão racial equivocada durante papo com Gabriela e Rodrigo.

Os dois são negros e estavam tentando explicar que racismo reverso não existe. No entanto, a ela insistia em dizer que ofensas como “loira burra” estavam no mesmo patamar de discriminações raciais.  

A Globo é acusada de omitir falas racistas de Paula

“Vamos supor. Alguém faz um ato de racismo contra um negro. Fala assim: ‘Você é um neguinho não sei o quê.’ Mas se chega, por exemplo, numa loira e fala: ‘Essa é uma loira burra e tal’. Começa a denegrir a pessoa por ser loira”. Paul até admitiu o exagero.

Rodrigo explicou o significado da palavra denegrir, usada para descrever algo de aspecto negativo. Assim como humor negro, que Gabriela ensinou, “você entende como a palavra negra sempre entra em um lugar ruim? Não tem humor branco, entendeu?”

Paula insistiu no erro. “É porque é uma piada ruim que não deveria ser dita”.

O colunista Chico Barney criticou a direção do programa em seu blog no UOL. Para ele, a participante “pode falar os maiores absurdos ao longo do dia, mas nada de particularmente negativo é exibido nas edições”.

“Em vez disso, preferem fazer colagens com seus momentos mais divertidos, mostrando o quanto ela é esquisita e carismática. Um perigo para a sociedade”, encerrou.

O nome de Paula esteve entre os mais citados nas redes sociais. Público subiu a hashtag #BBBProtegeRacista, cobrando ações efetivas da Globo e criticando um possível favorecimento em votações de futuros paredões.

Publicidade

Foto: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Video game coloca jogadores no lugar de Jesus Cristo e gera controvérsia