Ciência

PF gigantescos: Estudo aponta que estamos comendo de forma exagerada

por: Gabriela Glette

Muitas vezes achamos que estamos sendo saudáveis e mantendo uma dieta equilibrada ao mandar um delicioso PF ao meio dia ou, até mesmo em um restaurante tradicional escolhendo um prato à la carte, que aparentemente é pouco calórico. Porém, pesquisas mostram que estas porções geralmente são exageradas e, costumam possuem mais calorias do que fast-food.

prato feito engorda 1

O estudo, publicado no British Medical Journal, mostra que as pessoas estão se enganando, achando que estão se alimentando de forma saudável, quando verdade estão ganhando peso.

Com o objetivo de compreender porque estamos engordando, participaram da pesquisa Brasil, China, Finlândia, Gana e Índia. O resultado é que 94% das refeições à la carte tinham mais calorias do que o recomendado pelo Sistema de Saúde da Inglaterra (NHS).

prato feito engorda 2

Não basta achar que, por não estarmos comendo um sanduíche estamos emagrecendo. Se a quantidade de comida no prato for maior do que o necessário, a gordura vai se acumulando. É fundamental dosar, não apenas a quantidade de comida que colocamos no prato, mas também a qualidade dos ingredientes. Segundo uma das autoras da pesquisa, Vivian Suen, uma refeição saudável deve conter salada, cereais, leguminosas e proteínas em quantidades equilibradas.

prato feito engorda 3

O estudo também mostrou que, pelo menos nestes países, na média, fast-foods continham menos calorias (809) que as comidas à la carte (1.317 kcal). Isso não quer dizer que se alimentar todos os dias de fast-food seja mais saudável do que um prato feito – como tudo na vida, o que vale é o bom senso. Porém, fica a reflexão: por que estamos comendo tanto?

Publicidade

Foto 1: Julia Chequer/Folhapress

Fotos 2 e 3: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Caminhadas nos tornam mais felizes e inteligentes, diz neurocientista