Ciência

Plantio de flores silvestres é capaz de reduzir uso de pesticida em plantações

por: Gabriela Glette

O uso descontrolado de pesticidas químicos em plantações é uma séria questão de saúde pública, por isso a importância de encontrarmos novas maneiras de reduzir as pragas, sem afetar nossa saúde. Com este objetivo, a Inglaterra e a Suíça começaram a plantar faixas de flores silvestres em campos de cultivo, o que atrai naturalmente os predadores, sem o uso de pesticidas.

Ate agora já foram plantadas 15 explorações agrícolas de grandes dimensões. Pesquisas mostram que flores silvestres nas margens dos campos atraem insetos, como moscas, vespas e escaravelhos, uma maneira ancestral de acabar com as pragas, sem usar fortes produtos químicos, que afetam não somente o sistema agrícola, como a saúde das pessoas.

flores silvestres pesticidas 2

Por enquanto em fase de testes, os campos serão monitorados pelos próximos cinco anos e a estratégia é plantar em volta deles, formando uma cerca viva, para que desta maneira os predadores não consigam alcançar o centro das grandes plantações.

Quase sempre tóxicos aos seres humanos, o Brasil é um dos países que mais consome pesticidas químicos, perdendo apenas para os Estados Unidos. Uma real ameaça contra à saúde, os trabalhadores rurais e às abelhas, que estão morrendo em uma velocidade avassaladora, encontrar uma alternativa está cada vez mais urgente.

flores silvestres pesticidas 1

Publicidade

Fotos: Matthias Tschumi/Agroscope


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estudante desenvolve inseticida à base de planta para combater o vírus da dengue