Sessão Hype

Por que Cleo, de ‘Roma’, merece a sua torcida para vencer o Oscar de melhor atriz

por: Kauê Vieira

O México roubou a cena do Oscar 2019. Teve, claro, o sucesso imenso também dos artistas negros, cada vez mais representados nas mais diversas categorias. “Pantera Negra”, “Se a rua Beale falasse” e “Infiltrado na Klan”, com direções de cineastas negros, mostram que a Academia está mais aberta. 

Yalitza representa agora no palco da Academia a imagem da cultura nativa do nosso continente. Imagem que, do México ao Uruguai, faz tanta falta nos meios de comunicação e nos meios culturais. 

Mas é 2019, o governo americano está “fechado” para que seja construído um muro e ver a indígena mexicana Yalitza Aparicio indicada na categoria Melhor Atriz pela personagem Cleo, de Roma” traz felicidade e conforto ao coração.

Yalitza fez história ao mostra a cultura indígena na capa da Vogue México

Mexicana de origem indígena, a atriz foi criada por uma mãe solteira, que trabalhava como empregada para garantir o sustento da família. Parece com alguma coisa? Sim, com a inesquecível Cleo. Com o maravilhoso roteiro de “Roma”, que destrinchamos antes, relevando a masculinidade tóxica de seus personagens homens.

Em “Roma”, Alfonso Cuarón fez com que os atores, incluindo Yalitza, confiassem na improvisação, não fornecendo nenhum roteiro ou enredo (embora ele tenha escrito um roteiro para o filme que ele compartilhou com um produtor executivo).

“Ela nunca soube o que iria acontecer”, disse o diretor a Jimmy Fallon em “The Tonight Show”. E ainda assim, Yalitza em sua estreia mundial, fez o que fez na tela.

Não há muros que possam barrar a inclusão e a diversidade

A presença de uma mulher latina de pele escura e de origem mixteca em uma das principais categorias da maior festa do cinema mundial é recebida com alegria por se opor aos pensamentos xenófobos, como os disseminados pelo presidente dos Estados Unidos Donald Trump, que há um mês fechou o governo como estratégia para construção de um muro na fronteira com o México.

Nuestros hermanos mexicanos estão representados também por Marina de Tavira, concorrendo como Melhor Atriz Coadjuvante. Isso sem falar, claro, no diretor Alfonso Cuarón, já vencedor do Oscar anteriormente.

Quem é Yalitza Aparicio?

Yalitza Aparicio, 26 anos, é a estrela de “Roma” como Cleo, uma babá e empregada doméstica de uma família de classe média alta da Cidade do México. Este foi realmente o primeiro filme para a atriz novata, vencedora do New Hollywood Award no Hollywood Film Awards em novembro.

Segundo a Variety, Cuarón escolheu Yalitza, uma professora de pré-escola, após uma busca nacional por uma atriz mexicana para preencher o papel principal. Ele encontrou a atriz, que é descendente de mixtecas, em Tlaxiaco, Oaxaca, que também foi o estado natal da Liboria “Libo” Rodríguez, a inspiração para Cleo, a mulher que trabalhou para a família de Cuarón desde quando ele era bebê.

“A Libo, como tantos trabalhadores domésticos, vão além de um trabalho normal e assumem todos esses papéis que devem ser cobertos pelos pais”, disse Cuarón sobre mulher que inspirou o diretor a escrever e criar Cleo.

“A Libo me lembrou da minha mãe”, disse Aparicio à Variety do personagem. “Quando Alfonso me contou sobre o passado de Libo e como ela fazia parte da família dele, lembrei do trabalho de minha mãe e de como as crianças que ela cuidou valorizavam”, conta a estrela e eterna Cleo.

A representatividade ganha força com as sete indicações de Pantera Negra (O Hypeness falou com um dos estilistas do filme), que briga pelo título de Melhor Filme ao lado de Infiltrado na Klan, de Spike Lee, pela primeira vez indicado como Melhor Diretor.

Spike Lee, finalmente, indicado como Melhor Diretor por ‘Infiltrado na Klan’

Confira as principais categorias:

Melhor Filme:

Panthera Negra
Infiltrado na Klan
Bohemian Rhapsody
A Favorita
Green Book
Roma
Nasce Uma Estrela
Vice

Melhor Atriz:

Yalitza Aparicio – Roma
Glenn Close – A Esposa
Olivia Colman – A Favorita
Lady Gaga – Nasce Uma Estrela
Melissa McCarthy Poderia Me Perdoar?

Melhor Ator:

Christian Bale – Vice
Bradley Cooper – Nasce Uma Estrela
Willem Dafoe – No Portal da Eternidade
Rami Malek – Bohemian Rhapsody
Viggo Mortensen – Green Book

Melhor Diretor:

Spike Lee – Infiltrado na Klan
Yorgos Lanthimos – A Favorita
Alfonso Cuarón – Roma
Adam McKay – Vice
Pawel Pawlikowski – Guerra Fria

Melhor Atriz Coadjuvante:

Amy Adams – Vice
Regina King – Se a rua Beale falasse
Emma Stone – A Favorita
Rachel Weisz – A Favorita
Marina de Tavira – Roma

Melhor Ator Coadjuvante:

Adam Driver – Infiltrado na Klan
Mahershala Ali – Green Book – O guia
Richard E. Grant – Você Pode me Perdoar?
Sam Elliott – Nasce uma Estrela
Sam Rockwell – Vice

Roteiro Adaptado:

Infiltrado na Klan
A Balada de Buster Scruggs
Poderia me Perdoar?
Se a Rua Beale Falasse
Nasce uma Estrela

Roteiro Original:

A Favorita
No Coração da Escuridão
Green Book – O Guia
Roma
Vice

Figurino:

A Balada de Buster Scruggs
Pantera Negra
A Favorita
O retorno de Mary Poppins
Duas Rainhas

Trilha Sonora Original:

Pantera Negra
Se a Rua Beale falasse
O Retorno de Mary Poppins

Edição de Som:

Pantera Negra
Bohemian Rhapsody
O Primeiro Homem
Um Lugar Silencioso
Roma

Mixagem de Som:

Pantera Negra
Bohemian Rhapsody
O Primeiro Homem
Roma
Nasce uma Estrela

Direção de Arte:

Pantera Negra
A Favorita
O Primeiro Homem
O Retorno de Mary Poppins
Roma

 

Publicidade

Fotos: Reprodução


Kauê Vieira
Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Londres ganha exposição sobre cachorros com curadoria de cachorros!