Ciência

Porque seu corpo transpira quando você está ansioso

por: Vitor Paiva

Sabemos que essencialmente a transpiração funciona como um regulador de temperatura do corpo – quando passamos da média entre 35,5ºC a 37ºC, o organismo inicia seu processo de termorregulação através do suor. Produzido por diversas glândulas, a secreção funciona como uma espécie de ar condicionado corporal, para reduzir a temperatura. Qual o motivo, porém, de suarmos quando vivenciamos situações emocionais mais extremas, como medo, ansiedade ou nervosismos em geral?

Em nosso cérebro, o neocortex e os centros límbicos, reconhecem situações de ansiedade como sendo de “perigo”, compreendendo como se estivéssemos em vias de lutar ou fugir. Nesses casos, ocorre uma constrição dos vasos sanguíneos de regiões próximas à pele, para evitar a perda de calor. Assim, nas situações de nervosismo, o suor é produzido não exatamente para se regular a temperatura do corpo, mas sim para aumentar a sensibilidade de algumas partes do corpo.

Daí a razão de dizermos que estamos “suando frio”, já que essa transpiração, produzida pelo neocortex e os centros límbicos do cérebro, não visa regular nossa temperatura. Além disso, esses suores acontecem independentemente da temperatura do corpo ou do ambiente – o suor também funcionava como uma última defesa: fugindo, no passado, de um animal, por exemplo, o corpo molhado oferecia ainda uma última chance de escapar. Não estamos mais fugindo de ursos ou feras – mas a sensação é muitas vezes exatamente essa.

Muitas pessoas não podem nem pensar em situações de nervosismo que já começam a suar. Tensão, ansiedade e aí você já sabe: o resultado é suadeira pelo corpo. Quer proteção? Então, experimente o Rexona Clinical. Ele protege 3 vezes mais do que os antitranspirantes comuns.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Vídeo mostra polvo mudando de cor enquanto sonha; assista.