Tecnologia

Será que o desafio dos 10 anos é mesmo uma armadilha virtual?

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Você já encontrou sua foto de 10 anos atrás ou está com medo de postá-la nas redes sociais por causa de uma suposta armadilha? Desde que o #10YearChallenge viralizou, famosos e anônimos mostraram como estão depois de 10 anos.

Porém, um artigo publicado por Kate O’Neill colocou água no chope de algumas pessoas. No texto escrito no Wired, ela disse que a postagem das duas fotos facilita o trabalho dos sistemas de reconhecimento facial. De acordo com a escritora, as máquinas seriam capazes de prever até como a pessoa vai envelhecer. Assustador, não?

A gente que ver como vocês eram há 10 anos atrás

Será que não há um tom exagerado no ar? Aqui pra nós, a partir do momento em que a pessoa abre uma conta no Instagram e vai publicando fotos de seu rosto, ela não permite que o software tenha acesso ao processo de envelhecimento? Tudo bem, o #10YearChallenge pode facilitar o serviço por deixar as imagens lado a lado.

Em artigo no UOL, Carlos Affonso chamou a preocupação de paranoia. Ele diz que o algoritmo do reconhecimento facial é uma política pública de empresas como Facebook e Google.

A gente tá de olho nesse rapaz aqui

“A empresa já tem acesso às suas fotos na rede social e já pode usá-las para alimentar o algoritmo. Não vai ser você colar as duas lado a lado que vai fazer o trabalho dos softwares da empresa mais fácil ou mais difícil. As fotos do desafio não são necessárias para que o Facebook melhore as suas ferramentas”, tranquiliza.

O algoritmo é um sistema eficaz, o escândalo do Facebook não deixa dúvidas, no entanto, os filtros das fotos do Instagram ou dos novos telefones celulares, tornam mais difícil o trabalho dos programas por suavizar expressões faciais.

Quem é rainha…

“Dizer que a base de dados não é necessária ou que ela não é boa para treinar reconhecimento facial e padrões envelhecimento não significa dizer que ninguém possa tentar compilar esses dados e usá-los para os mais diversos fins”, alerta Carlos.

O desafio não tem capacidade comprovada nem para treinar o sistema de reconhecimento. Pense no Instagram e suas tags como um universo de armazenamento de imagens. Com isso, não são apenas fotografias de rostos, mas paisagens, fotos de cachorros, memes e outras montagens dentro destes espaços.

Talvez o desafio dos 10 anos deixe uma reflexão importante sobre segurança nas redes sociais. Atente-se aos termos de uso, pois muitas empresas deixam claro que poderiam usar suas fotos para fins comerciais. No mais, aproveite a brincadeira para fazer um pente fino no que já foi postado e prestar atenção em como você se relaciona com as redes sociais.

Publicidade Anuncie

Fotos: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Sony lança vitrola do século 21. Sem fio, mas com bluetooth e USB