Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Ilhabela é uma joia na coroa de praias do litoral norte de São Paulo. Muito embora chame a atenção de turistas de todos os cantos pela beleza e biodiversidade, achar uma praia própria para o banho nesse começo de ano é uma missão quase impossível. Apenas um dos 19 pontos de banho da cidade está liberado para mergulhos.
O festival de placas vermelhas sinalizando a presença de poluentes na água deixou turistas e moradores locais desanimados. Pontos famosos como as praias da Feiticeira e da Ilha das Cabras, não escaparam da avaliação negativa da Cetesb.
A agência estadual de controle de poluição diz que mais da metade das praias de Ilhabela foi considerada imprópria para o banho ao longo de pelo menos quatro semanas entre fevereiro e novembro de 2018. Em dezembro, a situação piorou. O aumento da frequência de pessoas é um dos motivos.
Ilhabela sofre com a falta de saneamento básico
“Estou há três dias aqui e ainda não vi nenhuma bandeira verde”, declarou à Folha de São Paulo a professora aposentada Maria Scalise, de 67 anos.
Turistas não são os únicos culpados da tragédia ambiental do balneário. Ilhabela tem sérias dificuldades de estabelecer um sistema eficaz de saneamento básico. O próprio prefeito, Márcio Tenória (MDB), admite que apenas 50% do esgoto é coletado.
O lixo recolhido também é tratado com deficiência. Apenas resíduos sólidos como fraldas e absorventes recebem atenção, digamos, um pouco melhor. O resto passa por um banho de cloro para ser atirado ao mar por um emissário submarino localizado há 800 metros da praia e Itaquanduba.
O prefeito critica os métodos da Cetesb e cita chuvas de verão
O prefeito questiona os métodos adotados pela Cetesb e diz que o alto índice de poluição é resultado das chuvas de verão. Outro agravante é a localização. Ilhabela está em um canal e acaba recebendo muito lixo da vizinha São Sebastião.
Ilhabela tem população de 34.333 mil habitantes. O balneário registrou crescimento de 21,7% nos últimos oito anos, quase o dobro da expansão da capital paulista, que foi de 8% no período.
A prefeitura de Ilhabela tem está autorizada desde 2017 para destinar 10% dos royalties adquiridos com a exploração do petróleo para o tratamento de água e esgoto. Dos R$ 40 milhões arrecadados em 2018, apenas 7 foram gastos até dezembro em melhorias da rede coletora.
Publicidade
Jair Bolsonaro protagonizou uma piada preconceituosa com um rapaz oriental. O presidente, que seguia para os Estados...
Uma das histórias mais bizarras desse já bizarro 2021: um navio de 400 metros de comprimento ficou entalado no Canal...
Desde que o iPhone estreou em 2007, inaugurando a era do telefones-computadores, o uso de smartphones explodiu em todo...
Profundas escavações ao longo de uma década desencavaram na região de Israel sítio arqueológico que seria de uma...
Em um dos capítulos da chamada CPI da Covid, a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Mayra...
Uma foto incomum se tornou uma das finalistas do prêmio de Fotógrafo de Natureza Selvagem do Ano, promovido pelo...
Menos de uma semana depois do Supremo Tribunal Federal decidir por unanimidade a aprovação do direito de mudança de...
A atriz e influenciadora Marina Ruy Barbosa abriu o jogo para a coluna do Leo Dias e afirmou que é muito importante...
Imagine receber seu apartamento de volta após alugá-lo e encontrar 8 mil latas de cerveja na casa, uma pilha de mais...