Ciência

Tanque de privação sensorial, além de rejuvenescedor, pode ser a chave para aliviar o estresse

por: Gabriela Glette

A OMS (Organização Mundial da Saúde) alerta que uma em cada quatro pessoas sofrerá com um transtorno de estresse ao longo da vida. Vários fatores estão associados com o estresse cotidiano, sendo que a quantidade excessiva de informações e estímulos que recebemos todos os dias, possui ligação direta. Entretanto, existem maneiras de lidar com isso e a resposta pode estar em mergulhar em um tanque de privação sensorial.

tanque privação sensorial 1tanque privação sensorial 1

Em um ambiente totalmente escuro, onde não há diferença entre fechar ou manter os olhos abertos; temperatura da água milimetricamente calculada para se manter a mesma de nosso corpo e água salgada; para muitas pessoas esta sensação de vazio total e privação de sentidos pode ser uma ferramenta útil e sem contraindicações para a redução do estresse.

tanque privação sensorial 2

Desenvolvido por pesquisadores holandeses, os tanques de flutuação foram inventados em 1954 por John C. Lilly, com o propósito de pesquisar como o cérebro reage quando todos os estímulos sensoriais são cortados. A prática viveu seu auge na década de 1980, quando alguns centros de flutuação começaram a ser abertos pelo mundo, incluindo um que o chefe de cozinha Anthony Bourdain frequentava com sua equipe, depois de horas de trabalho ininterruptas.

tanque privação sensorial 3

Se você assistiu a série Stranger Things, deve ter reparado que Eleven – Millie Bobby Brown, é capaz de acessar um universo paralelo enquanto está flutuando. Segundo pesquisadores, quando vivenciamos esta experiência somos capazes de acessar o estado meditativo que somente os muitos experientes alcançam. A boa notícia é que podemos criar um tanque de privação sensorial em qualquer banheira, sem depender de spas ou centros especializados. Você tem banheira em casa?

Publicidade

Fotos: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Coronavírus: 1 dia sem distanciamento social causa 2,4 dias de surto da covid-19