Ciência

Toque faz plantas crescerem até 30% menos, aponta estudo

por: Redação Hypeness

Há que diga que devemos acariciar e beijar as plantas, porém um estudo da universidade australiana de La Trobe revela exatamente o contrário. Segundo a pesquisa, elas são extremamente sensíveis ao toque, sendo que um simples esbarrão pode prejudicar seu crescimento e gerar alteração de até 10% em seu genoma.

toque nas plantas 1

Vegetais da família Arabidopsis foram submetidos a vários estímulos, que mostraram que dentro de meia hora após um toque, o genoma da planta começa a ser alterado e isso envolve um gasto enorme de energia, que acaba sendo tirado de outras funções do vegetal. Se o toque persistir, o crescimento é reduzido ainda mais, chegando a 30%.

toque nas plantas 2

Ainda não se sabe como funciona este mecanismo, porém a hipótese mais clara é de que seja uma defesa natural contra o ataque de insetos. O objetivo da pesquisa é tentar otimizar o crescimento das plantas, através de uma técnica conhecida como biologia molecular, por meio da qual este gene seria desativado, permitindo economizar toda esta energia gasta.

toque nas plantas 3

Publicidade

Fotos: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Viagra natural? Comer nozes melhora orgasmo e desejo sexual dos homens