Arte

Turnê histórica de Bob Dylan vira documentário da Netflix pelas mãos de Martin Scorsese

por: Vitor Paiva

Quando decidiu realizar uma grande turnê pelos EUA em 1975, o compositor e cantor Bob Dylan já era um artista de dimensões monumentais. Nome maior da década de 1960 na música americana, Dylan decidiu reunir alguns de seus amigos mais talentosos para lhe acompanhar nesse histórico giro de shows pelo país, que ficou conhecido como “Rolling Thunder Revue”, indo de outubro de 1975 a maio de 1976 – e essa incrível viagem será o tema do novo documentário do diretor Martin Scorsese para o Netflix, a ser lançado ainda em 2019.

Bob Dylan à época da turnê, com a maquiagem que usou nos shows

Para começar a compreender a grandiosidade que Dylan, hoje detentor de um Nobel de literatura, possuia em meados dos anos 70, basta notar a lista de artistas que o acompanharam em tal turnê: Joan Baez, Bob Neuwirth, Roger McGuinn, T Bone Burnett, Ramblin’ Jack Elliott, Ronee Blakley, Mick Ronson, Scarlet Rivera, Allen Ginsberg, Sam Shepard, Joni Mitchell, Ringo Starr, Patti Smith, Bette Midler, Kinky Friedman, Dennis Hopper e Phil Ochs, entre outros. A turnê se refere ao período de lançamento do disco “Desire”.

Acima, Dylan no palco, com parte da turma que o acompanhava; abaixo, o cantor e Joan Baez no palco

Outra medida de tal grandeza é o fato desse ser o segundo documentário que Scorsese realiza sobre o cantor – em 2005, o diretor retratou a primeira parte da carreira de Dylan, sua influências e seu impacto no incrível doc “No Direction Home”. Para o novo filme, Scorsese irá reunir imagens da época capturadas por Dylan e outros participantes da Rolling Thunder Revue, com entrevistas atuais e até mesmo cenas ficcionais.

O diretor Martin Scorsese

Segundo consta, até mesmo o próprio Dylan, sabidamente recluso e avesso à imprensa, concedeu entrevistas para o diretor. O filme será intitulado “Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story by Martin Scorsese”.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Keanu Reeves está em novo filme do Bob Esponja e isso é maravilhoso