Ciência

Vídeo captura o exato momento que tubarão branco se aproxima de mergulhador

por: Vitor Paiva

Cruzar nos mares com um gigantesco tubarão branco é para a maioria das pessoas possivelmente um dos maiores pesadelos a se imaginar. Para o casal de pesquisadores e conservacionistas Ocean Ramsey e Juan Oliphant, porém, tal encontro foi motivo de celebração – e uma oportunidade para alertar a necessidade de uma legislação que proteja os tubarões brancos no Havaí, onde o mergulho ocorreu.

O encontro foi devidamente registrado em vídeo e fotos por Juan, e o impressionante material rapidamente viralizou na internet. Com mais de 6 metros de tamanho, não se sabe se o tubarão com o qual Ocean nadou lado a lado é o famoso Deep Blue, o maior tubarão branco já registrado, ou outro gigante da espécie.

Segundo Ocean, as fotos e vídeos servem para lembrar que os predadores devem ser protegidos ao invés de temidos.

Diferentemente outros animais marinhos, nos EUA não há uma lei federal que proteja os tubarões, e o preconceito contra o animal – visto erroneamente como um monstro predador que caça seres humanos – o coloca em alto risco.

Publicidade

© fotos: Juan Oliphant


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Introvertidos e extrovertidos reconhecem rostos de formas distintas, segundo estudo