Ciência

5 benefícios surpreendentes do suor para o nosso corpo

por: Vitor Paiva

O suor fora de contexto e principalmente em excesso pode ser sintoma de diversos problemas e estar até mesmo ligado à ansiedade e depressão. Mas sabemos bem que, de modo geral, tal secreção corporal funciona para equilibrar nossa temperatura corporal e apontar sinais a respeito do funcionamento do nosso corpo. Mas não só: há outros benefícios derivados diretamente do suor pelos quais nosso corpo agradece.

Para além do eventual embaraço, o suor é um importante mecanismo para melhorar nossa circulação sanguínea, e ainda limpar e abrir os poros de nossa pele. Formado essencialmente por água, com pitadas de sódio, cloreto e potássio, o suor pode trazer importantes benesses para o nosso corpo, indo muito além de somente equalizar nossa temperatura.

1. Elevar a endorfina

O suor prolongado acontece em momentos de exercício intenso – e tal exercício eleva também nossa produção de endorfina, o hormônio que traz alegria e sensação de prazer para nosso corpo.

2. Detox corporal

Suar é uma das maneiras mais eficazes de limpar nosso corpo. Álcool, colesterol e sal em excesso podem ser eliminados pelo suor, assim como outras toxinas.

3. Diminuir o risco de pedras no rins

Suar o sal de nosso corpo é uma importante maneira de combater eventuais cálculos, nos ossos, na urina e, por fim, nos rins. Não é por acaso que o suor nos leva a beber água e fluidos, outro método eficaz de prevenir as pedras.

4. Previne resfriados e outras doenças

O suor pode combater germes que provocam doenças diversas – até mesmo males como a tuberculose. O suor contém efeito contra micróbios, vírus, bactérias e fungos.

5. Combate a acne

Para suar nossos poros se abrem e, com o suor, se limpam. Ao limpar os poros e eliminar toxinas, o suor ajuda a impedir que cravos e espinhas se formem em nossa pele.

Muitas pessoas não podem nem pensar em situações de nervosismo que já começam a suar. Tensão, ansiedade e aí você já sabe: o resultado é suadeira pelo corpo. Quer proteção? Então, experimente o Rexona Clinical. Ele protege 3 vezes mais do que os antitranspirantes comuns.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
É 2019 e 11 milhões de brasileiros acreditam mesmo que a Terra é plana