Arte

500 itens da coleção de arte japonesa de Van Gogh são liberados para download

por: Gabriela Glette

Fato ainda desconhecido para muitos apreciadores de Van Gogh, o pintor holandês responsável por um dos quadros mais conhecidos do mundo – ‘A noite estrelada’, era um ávido colecionador de xilogravuras japonesas, tendo recebido bastante influência da arte oriental em suas próprias criações. Agora você poderá ter acesso à estas referências, já que o Museu Van Gogh – em Amsterdã, acaba de disponibilizar para download mais de 500 itens da coleção particular do artista.

arte japonesa Van Gogh 1

No final do século 19, muitos artistas europeus foram influenciados pela arte japonesa, na tentativa de fugir dos padrões e regras rígidas da arte ocidental. A busca por uma arte inovadora, fez muitos artistas, como Edgar Degas e Van Gogh estudarem a fundo a arte do Japão, prática que acabou ficando conhecida como japonismo.

arte japonesa Van Gogh 2

Retratando paisagens naturais, atores de kabuki, lutadores de sumô, contos populares e, até assuntos eróticos, o objetivo era modernizar a arte ocidental, até então bastante engessada. O estilo inovador de Van Gogh talvez tenha sido resultado de tudo o que ele aprendeu com a liberdade da arte japonesa. Vamos conferir?

arte japonesa Van Gogh 4

arte japonesa Van Gogh 3

arte japonesa Van Gogh 5

arte japonesa Van Gogh 6

Publicidade

Fotos: Van Gogh Museum


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!


X
Próxima notícia Hypeness:
‘Marighella’ dribla censura e estreia em cinema de Salvador