Debate

500 pessoas são retiradas de áreas próximas a barragens em duas cidades de MG

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Por volta de 1h da madrugada de sexta-feira (8), as sirenes foram acionadas em Barão de Cocais, Minas Gerais.

A determinação veio da Agência Nacional de Mineração, que exigiu a retirada de 500 pessoas das comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, todas no município da região central do estado, por causa do risco de rompimento da Barragem Sul Superior da mina do Gongo Soco, controlada pela Vale.

Segundo a Vale, a consultoria Walm negou a Declaração de Condição de Estabilidade da estrutura. Com isso, a mineradora colocou em prática o nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração. A Prefeitura de Barão de Cocais explica que a Agência Nacional de Mineração ampliou para o nível 2, tornando real a possibilidade de rompimento.

Cerca de 500 pessoas foram afetadas

A Vale declarou que a mina do Gongo Soco cessou a produção de minério de ferro ainda em 2016. A Barragem Sul superior está entre as dez que a mineradora responsável pelo desastre em Brumadinho pretende eliminar. Assim como a mina do Córrego do Feijão e na Barragem do Fundão, em Mariana (ambas rompidas), ela foi construída pelo “alteamento a montante”. Visto como menos seguro e ultrapassado.

Em Itatiaiuçu, moradores de Pinheiros – Região Metropolitana de Belo Horizonte, também deixaram suas casas na madrugada. Pelo menos 50 famílias estão em um hotel em Itaúna, na parte Centro-Oeste do estado. O alerta de rompimento da barragem foi feito pela Defesa Civil de Minas Gerais.

A fuga aconteceu com apoio da Vale e da Polícia Militar

“Como medida de segurança, a Vale está intensificando as inspeções da barragem Sul Superior. Também será implantado equipamento com capacidade de detectar movimentações milimétricas na estrutura”, informa a Vale em nota. A empresa confirma uma avaliação na mina no domingo (10).

A Prefeitura diz que os moradores de Barão de Cocais foram retirados em ônibus da empresa e com apoio da Polícia Militar e da Defesa Civil.

Os moradores estão em quadras de esporte

Publicidade

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Jay-Z oferece apoio e o próprio advogado para casal que sofreu abuso policial